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Finanças para academias: Ponto de Equilíbrio

Colunista: Celso Cunha

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Dando Sequência à série “Finanças para Academias” com o objetivo de desmistificar o tema de maneira simples e prática, já tivemos os seguintes artigos:
Aula 1: Custos e Despesas; Saídas de Caixa
Aula 2: Receitas Financeiras, Entradas de Caixa, Faturamento
Aula 3: Apurando Resultados; A Hora da Verdade
Aula 4: Precificação; Quanto Custa e Quanto Vale
Aula 5: Indicadores 1; Ticket Médio

Nesse artigo, avançamos em conhecer e entender essa importante ferramenta administrativa chamada indicadores de resultados:

  • Ticket Médio
  • Ponto de Equilíbrio
  • Margem de lucro sobre o faturamento

No artigo anterior, discorremos sobre o Ticket médio e neste, o ponto de equilíbrio é o tema. Entendendo que o Ticket médio é a média ponderada dos valores pagos por seus clientes para a sua empresa, conforme explicado no artigo anterior, o ponto de equilíbrio é o momento em que as despesas e a receita se equivalem.

O porto de equilíbrio serve para nortear e direcionar as decisões do gestor com bases reais.

Como vimos no artigo anterior:

  • Faturamento: R$ 64.225,00
  • Alunos/clientes: 525
  • Ticket Médio = R$122,33

Vamos às saídas de caixa, custos e despesas: as principais contas de saída de caixa para academias no geral são:

  • Folha de pagamento de salários
  • Provisionamentos sobre a folha (13º e férias)   
  • Passagens               
  • FGTS   
  • INSS (GPS)
  • Simples nacional (a grande maioria se enquadra)
  • Aluguel
  • IPTU
  • Energia elétrica       
  • Água e esgoto   
  • Honorários contador     
  • Gastos com manutenção   
  • Materiais de escritório e limpeza
  • Prestações/financiamentos/empréstimos   
  • Fornecedores   
  • Tarifas bancárias e juros       
  • Diversos
  • Total   

Supondo que custo fixo somado ao variável (custos e despesas) encontremos R$ 48.932,00, dividiremos essa quantia pelo Ticket médio (R$122,33) e o resultado será 400. Portanto, o Ponto de Equilíbrio desse mês foi 400 alunos/cientes.

Interpretar esse resultado é essencial para o sucesso do negócio!

A empresa inicia o mês recebendo e pagando, entradas e saídas de caixa, inclusive eventualmente tendo que recorrer ao capital de giro para quitar suas obrigações; sendo que só entrará no tão almejado lucro no 401º cliente, pois até o 400º toda a receita financeira será para pagar os custos e despesas da instituição.

“Mas se o gestor diminuir o preço chegará ao 400º cliente mais rápido!”

Sim, mas diminuirá o Ticket médio devido à promoção e precisará de mais clientes para alcançar o ponto de equilíbrio!

Entenda que o Ticket médio também serve para balizar os preços das promoções e campanhas, pois se praticar o preço abaixo do Ticket médio esse também cairá.

Precificando o seu serviço

É muito comum nas academias definir o preço das mensalidades no “achismo” sem considerar a capacidade instalada e muitas vezes trabalhando abaixo do ponto de equilíbrio por ignorar regras básicas de gestão financeira.

Esse é o principal motivo dessa série de artigos que estamos publicando; orientar o empreendedor fitness para que ele entenda seu negócio e transite dentro de suas possibilidades buscando a crescente obtenção de lucros, construindo reservas e direcionando-as de forma consciente e responsável.

Espero estar colaborando com a obtenção de conhecimento específico sobre teoria aplicada à prática nas finanças de sua academia. Caso haja dúvidas, deixe nos comentários ou encontre-me nas redes sociais e terei prazer em auxiliar.

Até a próxima!

Bons negócios e boa sorte!

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