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Como fazer posts que convertem

Colunista: Noara Pozzer

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Para criar posts que convertem é necessário fazer uso de certas ferramentas e utilizar as estratégias certas. No marketing de vendas, qualquer detalhe faz toda diferença e altera o objetivo final, que é gerar vendas.

Para te ajudar nesse processo, separei uma lista com alguns passos simples que vão gerar leads e conversões para o seu conteúdo. Veja cada um dos itens com atenção e tenha paciência, pois o mundo do marketing é uma arte. Boa leitura!

Gerando posts que convertem

É importante salientar que aqui selecionamos apenas 6 dicas. Porém, existem muitas outras estratégias que podem ser utilizadas para criar posts que convertem e que geram leads para a sua página.

O grande segredo de todo esse processo é o constante estudo e utilizar métodos que se encaixem com o seu negócio e objetivos. Para isso, você precisa ter clareza do que deseja alcançar.

Planejamento, organização e disciplina são as chaves de todo negócio. E do planejamento dependerá o sucesso de todas as outras etapas.

Confira abaixo o que gerar posts que convertem:

1. Planeje suas ações

O objetivo de todo post é atrair leads e gerar conversão. Mas para isso, você precisa planejar todo o processo e ter clareza de onde você está e aonde quer chegar. O primeiro ponto para gerar leads e conversões é definir o perfil de seu lead.

Você precisa conhecer bem quem é o seu público e como ele se comporta nas redes sociais. Quais são suas preferências? Suas dúvidas e dificuldades? O que faz no tempo livre? Qual conteúdo prefere? Todas essas e outras informações do tipo serão fundamentais para criar posts que convertem.

Além disso, você precisa definir o tipo de conversão que você deseja. Engana-se quem pensa que conversão objetiva somente a venda. Existem vários tipos de conversão, como induzir a curtir uma página no Facebook, ler um artigo, baixar um e-book, entre outros.

Com o tipo de conversão definido você fará um post voltado para esse fim. Assim, irá gerar mais leads.

2. Analise as palavras-chaves

As palavras-chave são fundamentais para gerar visibilidade. Elas são as responsáveis por colocar o site no topo das posições dos resultados de pesquisa do Google, além de gerar um bom tráfego e fidelizar leads.

Mas essas palavras-chaves precisam ser bem utilizadas, principalmente quando o assunto é posts que convertem. Você precisa analisar quais as palavras-chaves do momento, aquelas que o seu público está utilizando mais.

Não se esqueça de que essas palavras precisam estar relacionadas ao seu negócio. Existem várias ferramentas que auxiliam nessa busca, algumas até gratuitas, como o Keyword Planner do Google, por exemplo.

Com as palavras-chaves definidas, você deve distribuí-las ao longo do seu conteúdo de forma que fique coerente e coesa. Em textos, uma boa dica é distribuir as palavras-chaves a cada 200 palavras, mas sempre observando a naturalidade da escrita.

3. Otimize os conteúdos para os mecanismos de busca

Para gerar posts que convertem, é essencial que você otimize os conteúdos para os mecanismos de busca do Google. Vale ressaltar, porém, que a decisão de colocar o seu post no topo dos resultados é do Google. Ele vai avaliar, principalmente, como está a distribuição das palavras-chaves ao longo do texto.

É como se ele fizesse uma contagem dessas palavras e realizasse uma avaliação do seu conteúdo, se está fácil ou não de entender, por exemplo. Por isso, utilize as palavras-chaves de modo estratégico, como nos títulos e subtítulos, na introdução, na imagem e no decorrer do texto, por exemplo.

Desta forma, o seu conteúdo terá grandes chances de ser otimizado para os mecanismos de busca do Google.

4. Otimize os conteúdos para os usuários

Além de otimizar o seu conteúdo para o Google, você deve otimizá-lo também para os usuários, utilizando o Funil de Vendas. Esse método indica em qual momento da compra o seu cliente está.

Geralmente, temos três etapas no Funil de Vendas: topo, meio e fundo. Vejamos do que se trata cada uma delas:

  • Topo de funil: nesta etapa o cliente está cheio de dúvidas e dificuldades. Então, você deve criar conteúdos que solucionem os seus problemas e tirem suas dúvidas. Crie conteúdos onde você demonstra que é uma autoridade no assunto. O foco é levar informação.
  • Meio de funil: no meio do funil, você vai oferecer as soluções de forma mais intensiva e detalhada. As necessidades do seu cliente estão claras e você tem a solução para tudo;
  • Fundo de funil: aqui, o cliente já conhece o seu negócio, sabe do que se trata e está pronto para a compra. Continue disponível para tirar todas as dúvidas do cliente e mais qualquer outra questão relevante.

Seguindo esse funil, você vai conseguir criar posts que convertem.

5. Faça a medição de resultados

Você pode criar um excelente post e ter a certeza de que ele vai converter e gerar muitos leads, mas se você ignorar a análise dos resultados, poderá ignorar também possíveis erros e nunca atingir o seu objetivo.

Depois que você seguir todos os passos acima citados, veja como o seu público está reagindo, veja como está o tráfego, o engajamento, conversões. Tudo isso é importante para alterar as estratégias.

Atualmente, existem algumas ferramentas que podem ajudar a monitorar esses resultados, como: Google Analytics, Crazy Egg, Get My Smart Look e SEMrush.

6. Estabeleça uma conexão forte com o seu time de vendas

Para gerar posts que convertem, é necessário trabalhar o time de vendas. Todos precisam estar completamente conectados com o objetivo do negócio. Todos precisam falar a mesma língua e trabalhar em prol do objetivo e metas da empresa.

A comunicação entre a equipe precisa ser clara e objetiva. Por isso, invista em treinamentos de qualidade e se certifique de que todos estão conectados. Assim, além de gerar leads e conversões, seus clientes ficarão satisfeitos com um bom atendimento.

Para finalizar o artigo de hoje, deixamos uma dica valiosa: estude marketing de vendas e aprofunde-se na sua área. Seja uma autoridade no seu ramo e você verá o sucesso.

Até a próxima!

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