Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

As 5 principais habilidades de um bom líder de vendas

Colunista: Noara Pozzer

Publicidade

Ser líder de vendas é desafiador, pois não é somente sobre vender muito e estar em 1º lugar, mas sobre comandar bem uma equipe, sendo um exemplo a partir de sua própria prática.

Final de mês, e é hora de saber como o mês fechou, se as vendas foram boas ou ruins, ou quem sabe na média. Porém, uma coisa é certa: se o relatório de venda se mostrar abaixo do esperado, logo o líder da equipe de vendas vai ser questionado e terá que dar explicações.

Isto acontece porque cabe ao líder saber treinar sua equipe de vendas, analisar corretamente quais são as demandas que o mercado traz, realizar um bom plano de ação para alcançar metas específicas, saber motivar a sua equipe e dar os retornos necessários no momento certo, mantendo uma boa comunicação entre todos.

Se compararmos a liderança de vendas com um organismo, podemos dizer que se o líder, que é essencial ao departamento de vendas, fizer um bom papel, ele equilibra todo o funcionamento de uma empresa como o cérebro que funciona de maneira eficaz equilibra todo organismo vivo.

Sendo assim, para se tornar um líder de vendas, é preciso ter algumas características essenciais que te tornem um sucesso na sua liderança.

Conhecimento

Conhecimento é o carro chefe de qualquer operação, portanto, para ser um líder de sucesso é preciso conhecer os aspectos que envolvem a operação na qual sua empresa ou marca está envolvida.

Assim, saiba tudo que puder sobre o produto ou prestação de serviços que está sendo vendido, em qual mercado está inserido e quem é seu público-alvo.

Isto não te isenta de conhecer a equipe que faz parte deste jogo, somente assim será possível motivá-la na medida certa: tornando todos um grupo unido, onde seja verdadeira aquela máxima de um por todos e todos por um.

Comunicação

Para que sua liderança seja bem-sucedida, é muito importante que a comunicação seja fluida. É preciso saber interpretar bem tanto as exigências administrativas quanto as necessidades da sua equipe, bem como saber passar para eles o que a empresa, como um todo, deseja alcançar através da equipe de vendas.

Portanto, comunique-se de forma clara, garantindo assim, que a compreensão do que está sendo dito seja total para que todas as ações a partir disso sejam bem realizadas,

A clareza e simplicidade de uma boa comunicação possibilita que as cobranças que serão feitas por você evite que haja atritos ou falhas na forma como se ouve e como se fala como um bom líder de vendas deve ser.

Para que a comunicação seja, de fato, boa, é preciso saber se fazer entender por todos igualmente.

Liderança empática

Conhecimento é muito importante não é mesmo? Conseguimos compreender isso bem na primeira habilidade, mas conhecimento sem empatia não vai ajudar a alcançar seu objetivo final.

Somente quando você conseguir se colocar no lugar do outro conseguirá compreender o que levou aquela pessoa a tal atitude, e sendo assim, fica mais fácil ter uma conversa que produzirá efeitos através de seu retorno.

Sabendo usar a liderança da forma certa, conseguirá alcançar um efeito muito melhor sobre a equipe, o que resultará em bons resultados nas vendas promovidas.

Afinal, um ambiente saudável favorece a própria empresa, não seja portanto, um líder ditador e nem frágil demais, mas na medida certa, tenha o pulso necessário para guiar a equipe ao sucesso.

Planejamento

Um bom planejamento é essencial para os negócios e todos sabemos disso, mas melhor ainda se todos de sua equipe fazem parte disso.

Se todos colaborarem com o planejamento, onde o líder ouve sugestões e acrescenta as que valem a pena para o progresso da empresa, não só a equipe se motiva, mas se torna participativa e parte integrante de todo processo.

Como consequência, você, como líder de vendas, vai se fortalecendo, as vendas vão aumentando e o objetivo vai sendo alcançado com sucesso. 

Resiliência

Ser um líder, por si só, não é fácil, é um desafio e dos grandes, mas o que não pode acontecer é perder o foco devido aos desafios e problemas que possivelmente surjam.

Seja flexível e resiliente com sua equipe, sabendo esperar o momento certo de interferir e como interferir, adapte o que for necessário para que seu olhar não seja rígido demais.

Ajude a equipe com seus conhecimentos e a alcançar as metas para os resultados que se esperam.

 

Siga essas dicas para se tornar um verdadeiro e bem-sucedido líder de vendas!

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar