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Melhorando a eficiência da sua recepção

Colunista: Leonardo Allevato

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Sua equipe de vendas atua ATIVAMENTE convertendo visitantes em clientes, relacionando-se com os clientes ativos e retornando clientes inativos?

Provavelmente não!

E, por conta disso, talvez você sempre reclame da sua equipe, muitas vezes sem saber o que fazer para melhorar a eficiência dela.

Melhorar a eficiência da equipe de venda passa, em primeiro lugar, por contratar melhor. Tendo uma equipe bem formada, é preciso fornecer treinamento constante. Mas isso somente não basta!

Para que sua equipe tenha a eficiência necessária para atuar nas três vertentes citadas (converter, relacionar para renovar, retornar) e que vão gerar mais receita para a sua academia, você precisa atentar para os seguintes pontos:

  • Ter metas de vendas: se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve!
  • Ter uma estratégia para gerar um fluxo contínuo de leads/visitantes: apesar de eu ter mais de 15 formas de captação catalogadas, atualmente recomendo o que chamo de estratégia MASTER: o tráfego pago, capaz de gerar leads infinitos para o seu negócio!
  • Cadastrar leads/visitantes: esse é o primeiro passo para convertê-los em clientes!
  • Delinear processos para converter leads em visitantes e visitantes em clientes: sem processos, a conversão fica mais difícil.
  • Ter uma régua de relacionamento para os clientes ativos, dividida por planos: isso vai ajudar, inclusive, na renovação.
  • Criar uma oferta irresistível para oferecer para clientes inativos: essa oferta deve ser, de preferência, digital, uma vez que grande parte de quem deixa sua academia é por causa de falhas no atendimento.
  • Aplicar a estratégia master para retornar clientes inativos: ela consiste, basicamente, em criar a oferta, comunicar a oferta, “empilhar” interessados em um grupo de WhatsApp, oferecer a oferta.

Cada um desses pontos já foi relatado em outros artigos da REF&H, mas você encontra cada uma dessas estratégias em detalhes no Portal Vendas em Academias. Confira aqui!

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