Esse deve ser o sonho de qualquer gestor!
Mas o que acontece é que as academias, de fato, entram em contato com os clientes dias antes do vencimento do contrato para agendar a renovação. E sabe o que pode acontecer se sua estratégia for essa? “Me machuquei treinando e estou há 2 meses sem ir pra academia e vocês só me ligam pra isso?” Ou então: “Tem 3 meses que eu saí da academia e já estou em outra!”
Eventualmente, esse diálogo ou outro similar já pode ter acontecido com sua equipe, e vai ser sempre assim se você não tiver uma estratégia eficiente de comunicação com seus clientes!
Régua de relacionamento pode ser definida como um conjunto de ações, que vão desde os processos de marketing até a renovação do cliente.
Se você desenvolve ações de comunicação com seus clientes antes mesmo de se tornarem clientes, desde a prospecção nos mais diversos canais e durante a permanência dele na sua academia, a renovação do contrato acontecerá de forma natural, sem que você precise cobrá-lo!
Nessa comunicação, regular e duradoura, será possível identificar problemas no atendimento, ausências temporárias ou permanentes, lesões e muitos outros fatores cruciais para a permanência – ou não – do cliente na sua academia.
O processo de montagem dessa régua de relacionamento é trabalhoso, até mesmo porque ela precisa ser diferente para cada tipo de plano que você tenha na sua academia (você pode planejá-la também sob outro ponto de vista, “clientes da musculação”, por exemplo).
Sugiro que as mensagens tenham um intervalo máximo de 15 dias e, se elas forem bem delineadas, a comunicação fica ativa durante todo o tempo entre uma mensagem e outra.
Experimente implementar essa estratégia na sua academia e veja como as renovações acontecerão mais naturalmente, aumentando consideravelmente os seus índices de retenção!
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