Pesquisar
logotipo-refh-transparente

Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Porque as academias deveriam oferecer treinos on-line

Colunista: Redação REF&H

Publicidade

Opinião de Jon Feld, publicado no site da IRHSA e traduzido por Leonardo Allevato. Link para o artigo original em inglês no final da página.

A oferta de treinos on-line tem crescido durante a pandemia. O que antes era considerado um extra para as academias, hoje está se tornando uma estratégia competitiva.

Quando a pandemia começou e os fechamentos aconteceram, talvez a maior pergunta sem resposta fosse: como envolver os clientes estando as academias fechadas? A comunicação era uma coisa, mas como você poderia alcançar esses clientes com soluções valiosas para mantê-los ativos e engajados?

Entre as respostas mais eficazes estava a programação virtual, que deu aos clientes a oportunidade de manter seus treinos em casa, mostrando que a academia se preocupava com eles, construindo uma ponte tangível para a reabertura.

Várias grandes redes – Crunch Fitness, Orangetheory, Gold’s Gym e muitas outras – começaram a transmitir aulas ao vivo e a programação virtual se tornou um ritual diário para muitos clientes presos em casa durante a pandemia.

“As academias que preencherem a lacuna entre o mundo digital e o físico para oferecer aos clientes uma experiência de treinamento integrada irão prosperar no futuro. Não se trata mais apenas de quatro paredes; trata-se de uma solução integrada que permite que as pessoas entrem em forma quando e onde quiserem.”

Se você tem soluções digitais para seus clientes, a perspectiva da reabertura não significa que é hora de voltar ao que era antes. O jogo mudou, e os clubes que não oferecerem soluções de fitness digital para complementar suas ofertas ao vivo correm o risco de ficarem para trás.

Uma explosão de conteúdo virtual

O sucesso das ofertas de conteúdo virtual veio, em parte, da necessidade de os clientes permanecerem conectados ao trabalho, amigos, família e outros aspectos de suas vidas. O uso de seus computadores, tablets e smartphones ofereceu às pessoas acesso a um meio de comunicação que acrescentou um elemento de “normalidade” a seus bloqueios. O comportamento do consumidor em vários níveis reflete isso.

Esse desejo de conexão também alimentou uma série de plataformas nas quais a programação remota ocorre, incluindo o Facebook Live, o Instagram e a ascensão meteórica do Zoom. Não há como escapar do fato de que a Apple, que recentemente lançou seu próprio aplicativo de fitness, Google, Amazon e Facebook, estão todos avaliando a indústria de fitness e representam uma grande ameaça para as academias.

“O que COVID-19 fez é tornar o fitness digital uma expectativa central de todos os clientes no mundo em apenas três meses”

A IHRSA já havia registrado a ascensão dos treinos on-line nos últimos dois anos. Mas mesmo em dezembro de 2019 – poucos meses antes do início da crise – apenas 10% a 16% das academias oferecia conteúdo digital aos membros.

“O conteúdo digital oferece grandes oportunidades para os clubes irem além de seu público local tradicional. Agora, qualquer pessoa com uma conexão à Internet é um cliente potencial. Ao levar a experiência do clube para as casas das pessoas por meio de soluções digitais, as academias têm a chance de alcançar uma grande parcela da população que normalmente não visitaria uma academia ajudá-la a começar sua jornada no fitness.”

A Pesquisa Global do Consumidor de Fitness de 2019 da Les Mills International mostrou que 85% daqueles que tinham academia também se exercitavam em casa e que 89% tinham algum tipo de aplicativo de fitness. E isso foi antes da COVID-19!

Com o cenário de fitness agora mudado para sempre, a programação remota está se tornando uma parte obrigatória do plano de longo prazo das academias para envolver e reter seus clientes.

“Por meio do uso inteligente de plataformas de condicionamento físico em casa, é possível desenvolver o mercado fitness e alcançar novos públicos.”

Construindo um fluxo de receita

O conteúdo digital oferece um complemento perfeito para uma estrutura de preços diferenciada, tornando-o uma maneira relativamente simples de criar um novo fluxo de receita para a sua academia. Também existe a opção de oferecer um novo modelo híbrido aos associados que atenda à crescente demanda por uma combinação de experiências na academia e on-line.

Mas o sucesso final do programa está enraizado em sua qualidade!

“Oferecer uma experiência digital é realmente fundamental e uma grande parte disso é a consistência. Você está oferecendo versões on-line dos treinos que os clientes mais gostam de fazer na academia? Por outro lado, você está oferecendo melhores versões ao vivo dos treinos em seus canais digitais, para que os usuários sejam mais atraídos para o clube? Isso será fundamental para aumentar a venda digital para seus clientes atuais ou migrar para a academia aqueles que começam on-line.”

Muito parecido com os supermercados, os consumidores querem um balcão único para as suas necessidades de fitness, então as academias deveriam oferecer uma solução combinando a motivação e a conexão social de experiências na academia, com a conveniência dos treinos on-line em casa.

“Fornecer uma experiência on-line única coloca sua academia em uma posição privilegiada para manter os clientes atuais – e atrair novos – que queiram se exercitar como e onde quiserem.”

Segundo Turner, auge do fitness sempre será as aulas ao vivo, dentro do clube. O digital e a tecnologia são importantes, mas os pontos de contato humanos significam que as experiências sociais que as academias podem oferecer assumem um significado maior. O digital é uma grande parte do nosso futuro, mas no final das contas, as pessoas anseiam por relacionamentos e as academias que podem aumentar a motivação por meio de poderosas experiências de treino compartilhadas serão os mais bem-sucedidos.

Leia o artigo original aqui.

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar