Pesquisar
logotipo-refh-transparente

Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Processos personalizados – Parte 3

Colunista: Tufic Derzi

Publicidade

Nessa coluna continuo com o assunto abordado na edição passada e enviado para mim pelo professor Fabio Cantizano, especialista em ADM e MKTG:

O marketing atrai, mas os processos bem executados têm papel fundamental na fidelização. Um exemplo prático que traduz bem um processo na sala de musculação é a forma que o profissional ensina um exercício ao cliente.

Supondo que o profissional vá ensinar o exercício “Puxada no Pulley Pronada Aberta”. Na maioria das vezes é assim:

“Você vai pegar essa barra, sentar, puxar até o queixo (ou ombros) e depois esticar devagar os braços. São 3 séries de 10”.

Perceba que em uma sala cheia o profissional ensina, muitas vezes, como se o exercício e sua forma de execução fossem óbvios para o cliente. É claro que isso não acontece em todas as prescrições, porém, em meus 22 anos de experiência com a modalidade, já vi isso acontecer em diversas salas de musculação. É mais comum do que a maioria imagina.

Como poderia ser:

“Vamos realizar o exercício Puxada no Pulley Pronada Aberta, um exercício para as costas, ok? Antes de realizar o movimento que ensinarei você vai sentar e ajustar a altura do apoiador de coxas para que seu corpo fique firme no equipamento. Após, se levantará e segurará a barra nesse ponto adequado para a largura dos seus ombros. Feito isso, sentará levando a barra com você com os braços esticados. Sente-se embaixo da barra, mas incline um pouco o tronco para trás para que a barra não bata em sua cabeça. Vai puxá-la até a linha do ombro e em seguida retornará sem dar um tranco em seus ombros e cotovelos. Lembre-se de expirar quando estiver puxando a barra e inspirar quando estiver retornando-a para a posição inicial do movimento, ok? São 10 repetições como esta”.

Após a execução: Por favor, remova a barra do mosquetão e coloque-a no cavalete específico dela.

No exemplo acima, o profissional mencionou nome e grupo muscular do exercício, assim como dicas de segurança e eficiência, além de educar o cliente sobre organização da sala.

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar