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Marketing esportivo

Colunista: Tufic Derzi

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A definição de marketing (tradicional) que mais gosto foi proferida pelo professor Marco Bechara em uma conversa informal: “MKTG é uma guerra de percepção (valor) que se trava na mente das pessoas (consumidores)”.

Já no MKTG Esportivo, utilizo a definição do professor Ernani Contursi: “consiste nas atividades que visam a satisfazer as expectativas e as necessidades do consumidor do esporte”.

Francisco Paulo de M. Neto define como “MKTG voltado para a oferta de experiências”.

O professor Ernani Contursi ainda apresenta duas diferenças preponderantes:

  1. Faz do consumidor não apenas um objetivo a ser buscado; dá-lhe também a chance de participar ativamente do mercado”. Um exemplo é a “ola” nos estádios, no qual os participantes se levantam e a marca dos patrocinadores do seu time, fica visível.
  2. “Apresenta-se ao consumidor de forma muito rápida e direta, possibilitando ótimas respostas em níveis de imagem e de vendas”. Quando o tenista “Guga” ganhou Roland Garros, todas as raquetes que estavam em um shopping no Rio de Janeiro foram vendidas em uma semana.

O MIX do MKTG Esportivo é composto por: Produto, Ponto, Preço, Promoção e Paixão.

Pense nisso no marketing da sua academia!

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