A musculação é uma das modalidades mais praticadas nas academias de ginástica do Brasil e do mundo. Com a evolução da ciência e da tecnologia, podemos levar este setor da empresa ao seu devido patamar.
Longe de mim sugerir dar mais importância para a musculação do que para outras modalidades em seu negócio. Minha missão é explorar ao máximo as possibilidades de retorno de um setor que requer investimento pesado em instalações, equipamentos e que tem um custo operacional considerável.
Inúmeros fatores podem prejudicar a fidelização de clientes em uma academia. Para que você possa começar a pensar em reestruturar as estratégias da sua sala de musculação, trago três que considero essenciais. Leia atentamente, com papel e caneta ao lado, identificando possíveis erros cometidos em sua academia.
Falta de processos
Se tem algo que gera percepção positiva ou negativa na mente do cliente sobre o profissionalismo de uma empresa é a forma como resolve problemas. Sim, resolver problemas rapidamente, de forma que o consumidor fique realmente satisfeito, é uma das melhores formas de demonstrar profissionalismo.
A sala de musculação é o setor mais importante de muitas academias, seja pelo tamanho da sala, com seus altos custos operacionais ou pelo investimento pesado nos equipamentos, que requerem manutenção constante. Ainda não vi uma academia cobrar mais do cliente ou atribuir maior valor para a modalidade por conta da capacidade técnica da equipe, diferente de outras modalidades.
Entende-se como processos uma série de passos sequenciais adotados por uma organização para produzir um resultado desejado. Todos esses passos são criados de acordo com a missão da empresa.
- Qual o processo a ser executado ao atender um novo cliente em sua academia?
- Qual o processo a ser executado quando surge um cliente que agendou a renovação do programa de musculação, mas não consta na agenda?
- Quais são os problemas mais corriqueiros que acontecem no setor de musculação da sua academia e os passos sequenciais para resolvê-los de forma rápida e satisfatória para o cliente e empresa?
Se desejamos que nossa academia seja vista como a mais profissional e segura do mercado, precisamos dedicar boa parte do nosso tempo à criação de processos.
Repare como é semelhante a prestação de serviços nas salas de musculação das academias. O que diferencia, muitas vezes, é o tamanho da sala, a quantidade e a marca dos equipamentos. Os processos são quase “universais”.
Crie processos para sua empresa e seus clientes perceberão a diferença ao compararem com outras academias que já frequentaram.
Treinamento mal planejado
O treinamento dos profissionais que atuam diretamente com os clientes precisa ser constante. Sei que parece uma afirmação óbvia, mas sabemos que muito do que é dito não é feito. Concorda?
Sua academia tem um calendário de treinamentos para este ano? E para o próximo? Muitas empresas conseguem panejar treinamentos para um ano ou mais. Sendo assim, será que estão explorando as reais necessidades dos clientes?
Tenho um apreço enorme pela área de treinamento e desenvolvimento de profissionais, pois está diretamente ligada à “entrega” do serviço que foi prometido pelo marketing.
Os profissionais mais dedicados investem em suas carreiras através da farta oferta de eventos educacionais relacionados ao fitness. A academia deve apenas complementar, mas de acordo com os objetivos dos clientes da empresa.
Digo e repito sempre que necessário o fato de os profissionais dedicarem tempo ao estudo dos temas que mais gostam. Entretanto, será que os clientes da sua academia realmente precisam do conhecimento que o professor de musculação mais gosta ou daquele que atenderá suas reais necessidades? Quando menciono “necessidades do cliente”, estou indo muito além da hipertrofia muscular, do emagrecimento e do controle de taxas expostas em exames de sangue.
Treinar profissionais é muito mais do que organizar encontros técnicos com apresentações em powerpoint, semelhantes às realizadas na universidade. É planejar a evolução técnica da equipe de acordo com a missão da empresa.
Você tem em mãos um relatório das avaliações físicas contento estatísticas de clientes hipertensos, diabéticos, com lesões articulares e outras doenças? Comece por aí para entender algumas das necessidades técnicas. As que envolvem o comportamento humano você pode estudar através dos cursos sérios de marketing e pesquisas periódicas em sua empresa.
Além de promover treinamentos técnicos, você precisa investir em educação voltada para cumprimento das promessas feitas pelo marketing da empresa, de acordo com a declaração de missão exposta para o cliente. Para isto, os processos para prestação de serviços deverão estar muito bem definidos. Percebe a ligação com o fator anterior? Sei que nosso foco no texto é a musculação, mas os processos devem ser criados para toda a empresa.
Marketing inadequado
Marketing é um conjunto de ações que tem como foco atrair e manter clientes, mas poucas academias realmente fazem uso da real função dessa importante área do conhecimento da administração. A maioria utiliza apenas uma pequeníssima parte. Organizar eventos, publicar posts na internet e confeccionar informativos com identidade visual da empresa não configuram nem 1% do real poder do marketing.
Sei que pareço muito assertivo em minhas palavras, mas preciso ser bem objetivo para que possamos evoluir o mais rápido possível.
As academias de ginástica investem bastante em promoções para matrículas, mas não fazem campanhas e nem desenvolvem estratégias de marketing para cada modalidade, e, principalmente, para os benefícios da prática de modalidades que se complementam. Lembre-se que o custo operacional da musculação é muito elevado. Você precisa de clientes ocupando aquele espaço.
Boa parte dos clientes adora quando a sala de musculação está vazia, mas este cenário é benéfico apenas para eles. A relação ganha-ganha precisa ser estabelecida para que todos colham frutos dos seus investimentos.
Uma sala de musculação cheia que não incomode clientes que gostam de salas vazias só é possível com processos bem definidos e profissionais treinados para agirem em qualquer tipo de situação. Se os dois fatores que citei antes não estiverem bem ajustados, dificilmente poderemos fazer uma boa promessa para o cliente.
Quais os reais benefícios da musculação para todas as idades? O que um cliente portador de determinadas doenças pode conseguir ao praticar musculação? Que benefícios a musculação pode trazer para pessoas que praticam spinning, treinamento funcional ou qualquer outra modalidade oferecida nas academias?
A musculação é uma atividade “base”, que traz benefícios para praticantes de qualquer modalidade esportiva ou do fitness. É dever do gestor de academia explorar esses benefícios em favor do seu negócio.
Depois de criar processos bem definidos, treinar a equipe de acordo com a missão da empresa e obter as respostas das perguntas que fiz dois parágrafos acima, responda: Por qual motivo as pessoas deveriam buscar todos esses benefícios na MINHA SALA DE MUSCULAÇÃO?
Feito isso, estaremos prontos para criar estratégias de marketing eficazes para encher nossa sala em todas as épocas do ano. Sim, eu disse “estaremos prontos’, pois esta será minha missão também, pois acredito que você fará boas reflexões após ler este texto.
Quer saber mais sobre como explorar melhor sua sala de musculação? Faça parte do meu canal do Telegram, o “Musculação Rentável”.