Pesquisar
logotipo-refh-transparente

Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Sua academia atenderia bem à Dona Paula? – Parte 2

Colunista: Fábio Cantizano

Publicidade

Se você leu a matéria da edição anterior, certamente está com curiosidade para saber como foi a jornada da Dona Paula, recém aposentada que deseja aproveitar a vida, mas que primeiro precisa resolver algumas pendências com sua saúde.

Se não leu, segura aí essa edição e leia a anterior! Ficará melhor para compreender, ok?

A visita

Marcela, a recepcionista simpática, recebeu dona Paula com todo carinho e simpatia que um dono de academia sonha. Ofereceu um café para dona Paula, que aceitou.

A potencial cliente realmente se sentiu acolhida pela recepção e estava ansiosa para conhecer sua nova “segunda casa”.

Marcela perguntou para dona Paula sobre seus objetivos e recebeu a seguinte resposta: “Quero viver…”. Marcela não entendeu bem a resposta, mesmo com o sorriso esperançoso da potencial cliente.

Marcela deu um sorriso e respondeu: “Que ótimo, vamos conhecer a academia!”.

Marcela começou a visita pela sala de musculação, pois estava ao lado da recepção. O que ela não esperava era a mudança no olhar da dona Paula ao entrar no ambiente.

Assim que entrou, a potencial cliente avistou um cliente com mais de 400kg de anilhas em um leg press e mais uma pessoa trepada no equipamento berrando para o colega que o executava, algo como:

“Vamos, seu frouxo, empurra essa bagaça…está leve, seu maricas”.

Dona Paula se assustou com aquilo e logo mudou seu olhar para outra direção, avistando uma menina com um top que tapava apenas parte do seio, apenas uma parte mesmo, e uma calça mais apertada que cinto de segurança de avião em uma turbulência, tirando fotos no espelho sem parar.

Na segunda tentativa de mudar a direção do olhar, viu um “marombeiro” terminar um exercício para peitoral em um banco (supino com halteres), lançando o equipamento no chão como um verdadeiro bate estaca (chegou a tremer o chão).

Após a terceira cena de horrores, dona Paula perguntou se poderiam retornar ao primeiro local, a recepção. Marcela não entendeu nada, entretanto, não perguntou o motivo e seguiu com a potencial cliente para o local solicitado.

Quando chegaram na recepção, Marcela tirou da gaveta um material impresso para realização da matrícula, sendo interrompida pela dona Paula com a seguinte indagação:

“Onde o pessoal da minha idade,
com os problemas que tenho,
faz a musculação?”

Observações importantes

O que parecia bem natural para a recepcionista Marcela, era uma arena assustadora para dona Paula. Portanto, ao atender uma cliente, precisamos entender realmente os anseios dela. Marcela não deveria ter iniciado o tour pela academia sem saber, de fato, o que significava a expressão “Quero viver”, dita por dona Paula.

Contradições

Se no blog da academia havia inúmeros conteúdos sobre a eficácia da musculação para a terceira idade, como pode um ambiente como aquele traduzir um conteúdo como o que está no blog?

Por mais que pareça natural um ambiente como aquele para um marombeiro, deve-se pensar na arquitetura e comportamentos dentro da sala de musculação que realmente traduzam o que está sendo disseminado na internet pela marca.

Na cabeça de uma cliente como dona Paula, o ambiente da musculação teria um clima de cuidado, acolhimento e segurança.

A outra contradição é a presença de programas específicos para a terceira idade, compostos por outras modalidades, mas sem conteúdos explicativos na mesma frequência que dona Paula encontrou sobre a musculação no próprio blog da academia.

Percepções

Quando executamos ações de marketing, temos que ter como base a percepção do cliente.

  • O que é natural para o cliente em termos de percepção?
  • Até que ponto o bom senso do empreendedor é utilizado para atrair clientes com anseios diferentes?
  • As plataformas digitais enfatizam os benefícios das modalidades ou traduzem o clima de segurança do espaço?

A chave para o sucesso de uma empresa é fazer a promessa certa, criando expectativas moderadas, entregando mais do que prometeu. Sendo assim, avalie os processos da sua academia.

Será que o que você contratou da agência de marketing digital realmente traduz o que sua empresa entrega? Os profissionais da linha de frente fazem ideia da real promessa feita pelos canais digitais da empresa?

O público que você deseja atender é sensível ao conteúdo que você posta? O ambiente da academia traduz a proposta do conteúdo, tendo como base a percepção do cliente?

Pare agora mesmo qualquer campanha de marketing digital que esteja rodando e reflita sobre essa narrativa. Acredito que você poderá economizar algum dinheiro…

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar