O final do ano está aí e a mente do gestor encontra-se em turbulência com a queda no número de clientes, pagamento de décimo terceiro salário etc. A virada de ano é sempre uma fonte de esperança, renovação e prosperidade, desde que o gestor esteja com os pés no chão.
Não estou aqui hoje para trazer um texto enorme como de costume (e você sabe que adoro escrever bastante!).
Trago apenas 10 reflexões dignas do termo “pé no chão”, justamente para que sua sala de musculação se torne um verdadeiro ímã de clientes em 2023!
Vamos lá?
1
Antes de pensar em gastar milhares de Reais em Marketing Digital, pense em Marketing de Serviços. Se não puder traduzir no digital apenas aquilo que sua sala pode oferecer, não se aventure com posts que prometem milagres em uma estrutura dos sonhos. Uma hora a casa cai – e cai rápido. Aprenda o quanto antes a avaliar o trabalho da agência de marketing digital que você contratou.
2
Antes de trazer um treinamento “Super Disney” de atendimento para seus colaboradores, avalie a necessidade de se aprimorar como gestor primeiro, participando de cursos de gestão de qualidade. Acredite, tem mais gestor (proprietários e coordenadores) fazendo curso de hipertrofia e emagrecimento do que de gestão. Você pode ter o colaborador mais preparado do mercado, entretanto, a qualidade do serviço da sua empresa reflete o nível de preparação do gestor.
3
Antes de pensar em substituir determinado equipamento que poucos clientes utilizam, verifique os treinos prescritos pelos professores. Pode ser que essa “falta de utilização” seja fruto da ausência de prescrição do equipamento. Se o equipamento está ali e o professor não prescreve, cobre dele uma justificativa, afinal, aquele monte de metal custou caro e tem uma função na sala. Equipamento mal utilizado é sinal de falta de planejamento (e o cliente percebe isso, ok?).
4
Antes de pensar em variedade de equipamentos para chamar a atenção de quem visita a sala, pense em um número maior de equipamentos básicos, aqueles que acumulam mais filas para utilização. Quando se trata de musculação, principalmente para pessoas que não gostam de praticar (mas precisam), não ter que esperar tanto para fazer os principais exercícios é mais importante do que um acervo digno de um ginásio.
5
Antes de cobrar respeito dos clientes em sala, tenha em mãos e em canais digitais normas bem claras de utilização dos equipamentos e atribuições dos profissionais da sala (autoridade). Sem normas, não há cobrança sensata.
6
Antes de punir profissionais sobre determinadas atitudes, pense também em criar normas de conduta para eles. Não só o cliente precisa de diretrizes. As normas obedecidas pelos profissionais nada mais são que a tradução da marca na prestação de serviços.
7
Jamais tire um cliente da sala de musculação para participar da inauguração de uma aula coletiva, mesmo que “rapidinho”, pois na cabeça dele, vai parecer que a aula coletiva é mais importante do que as centenas de milhares de reais que você investiu na musculação para prestar um bom serviço. Acredite: nenhuma estrela (profissional) de aulas coletivas vale mais que a percepção do cliente sobre uma modalidade. Podemos aprofundar esse assunto em outra edição, ok?
8
Nunca, repito, nunca, jamais tenha como responsável na sala de musculação um profissional que não tenha treinamento para receber clientes novos, principalmente os que estão conhecendo a academia ao lado de alguém do setor comercial.
9
[IMPORTANTE] Crie uma Universidade Corporativa em sua academia com metodologia replicável. A rotatividade de profissionais na sala de musculação hoje em dia é muito alta. Está cada vez mais difícil manter talentos na equipe com tantas oportunidades mais rentáveis no mercado. Uma metodologia replicável agiliza o treinamento de novos colaboradores de acordo com a missão da empresa.
10
[MAIS IMPORTANTE AINDA] Participe em janeiro de 2023 da Mentoria MUSCULAÇÃO S.A. – Transformando sua Sala de Musculação em um verdadeiro ímã de clientes. São apenas 17 vagas para o Brasil inteiro! A única mentoria com foco total na lucratividade da sala de musculação através da atração e fidelização de clientes. Levar para a musculação estratégias de marketing, gestão e de atendimento que são utilizadas em outras modalidades pode levar seu negócio ao fundo do poço! Na musculação, a dinâmica é outra e todo seu investimento merece estratégias exclusivas! Como assinante da Revista Empresário Fitness você tem 20% de desconto! Me envia uma mensagem clicando aqui para receber mais informações!