Pesquisar
logotipo-refh-transparente

Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Você está se preparando para 2023?

Colunista: Angelo Dias

Publicidade

Chegamos ao nosso último encontro de 2022!

Até aqui foram nove oportunidades de repensar o seu negócio, através de ferramentas de gestão e estratégias de marketing, além de dois momentos de reflexão sobre você:

  • Como cuidar da sua saúde, pois não há empresa saudável sem pessoas saudáveis.
  • Como aprimorar a sua performance de gestor.

O último Eucademia precisa voltar a falar de você, gestor!

Você está se preparando para 2023?

Segundo projeções do Boletim Focus, do Banco Central, inflação acima da meta e taxa de juros elevadas continuarão a ser realidade em 2023.

Você está pronto para esse cenário desafiador?

É provável que nada será mais desafiador do que a pandemia.

Cabe ressaltar que a pandemia gerou grande impacto na economia mundial, mas qual foi a sua resposta a esse desafio?

Bruna Kimura, professora da Escola Conquer, afirma que “falando de negócios, a pandemia pode ter sido a geradora de impactos positivos ou negativos”. No caso da Peloton, Conquer e da Reserva que, rapidamente, se adaptaram para uma entrega online, essas marcas transformaram limão em limonada. Temos o exemplo de várias Eucademias que alugaram equipamentos para os clientes treinarem em casa com a orientação de seus professores através de plataformas digitais. Também adaptaram a sua entrega às condições do momento, sem perder o contato com os clientes.

Mas os gestores que ficaram esperando a pandemia terminar para reabrir e voltar a ter contato com os clientes acabaram fechando as portas.

Cabe ressaltar o grande ensinamento de Charles Darwin “não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.

Como você está se preparando para lidar com tamanha emoção?

Segue mais uma sugestão de leitura para aprimorar a nossa performance como gestor: você conhece o livro “Maestria” do Robert Greene? 

O autor explica o que é necessário para uma pessoa comum se tornar um mestre:

A capacidade de se dedicar totalmente a um tema de seu interesse, a insistência em um aprendizado contínuo e focado, a liberdade criativa adquirida com o domínio da habilidade e a coragem de ser diferente e enfrentar desafios.

Temos um exemplo bem vivo na memória: o jogador Richarlison da Seleção Brasileira, no primeiro jogo da Copa do mundo. Ver o gol sem conhecer a história, nos faz pensar que foi mais um “lance de sorte” como tantos outros do futebol. Mas ao conhecer a sua dedicação no processo  de superação de uma grave lesão e na repetição do voleio nos treinos, fica claro que não se trata de sorte.

E ainda falando de futebol, temos outro grande exemplo de Maestria no que faz: Cristiano Ronaldo. A sua obsessão por estar sempre no topo – cinco vezes ganhador do prêmio de melhor jogador de futebol do mundo – é o propósito que o motiva a ter hábitos diferenciados, que o ajudam a manter a disciplina necessária para as conquistas.

Robert Greene, após estudar o comportamento de vários Mestres, identificou um processo comum entre eles que acontece em três fases:

Aprendizagem

Essa etapa começa com o autoconhecimento:

  • Quem sou eu?
  • Como eu lido com as minhas emoções e com as emoções do outro?
  • Qual é o meu propósito?
  • Quais são as minhas habilidades?

É preciso responder a essas perguntas para seguir em frente. Descubra a sua real vocação, pois como diz Roberto Freira “sem tesão, não há solução”.

Agora que eu me conheço melhor, preciso fazer uma observação profunda da área onde eu pretendo atuar. Entender como está o mercado fitness:

  • Como está a gestão da minha Eucademia em relação às novas oportunidades do setor?
  • O que é preciso fazer para aprimorar o meu negócio?

Ao responder a essas perguntas, você vai para a etapa de adquirir novas habilidades, como por exemplo, marketing digital, escuta ativa, liderança consciente, desenvolvimento de processos, gestão estratégica e inteligência emocional. Nesse momento, buscar um mentor pode encurtar o caminho para o seu aperfeiçoamento.

Cabe destacar aqui um cuidado especial com as suas crenças limitantes: pensamentos como “eu não consigo fazer diferente”, “todas as academias são iguais”, “sempre trabalhei dessa forma, não tem o que mudar”, são crenças que podem dificultar o seu desenvolvimento.

Criativa-ativa

À medida que você vai conquistando essas novas habilidades, é fundamental que as coloque em prática, aceertando e aprendendo durante toda a sua jornada.

Uma ação que precisa ser aprimorada nas Eucademias é o treinamento do time. O Mestre Edvaldo de Farias apresenta vários artigos na revista Empresário Fitness & Health para te ajudar com essa importante missão. Ao longo do ano, ouvi alguns gestores reclamando de estagiários e professores recém-formados despreparados para atuar com competência na academia.

Não é um fenômeno exclusivo da Educação Física. Empresários de outros setores apresentam o mesmo problema. Por isso, o modelo de Universidade Corporativa tem crescido em empresas de vários tamanhos.

O processo seletivo foca nas chamadas soft skills – habilidades interpessoais – e as habilidades técnicas serão desenvolvidas no programa de treinamento.

Você já tem esse programa na sua Eucademia? Caso contrário, 2023 será um excelente ano para começar esse processo.

Maestria

A maestria representa o momento em que você tem o conhecimento, a experiência e a disciplina necessários para seguir em evolução constante. É quando você adquire a maturidade necessária para praticar a orientação do pensador norte-americano Alvin Toffler (1928-2016): “é preciso estar pronto para aprender, desaprender e reaprender, quantas vezes for necessário.” Trata-se de uma estratégia fundamental para sobreviver em um mundo onde a única certeza é a mudança.

Recomendo ainda que você revise o Canvas que montamos juntos no início desse ano. Atualize os nove itens do quadro com a experiência que conquistou em 2022, preparando-se para um 2023 melhor.

Estou terminando esse artigo no dia em que a seleção foi desclassificada da Copa do Mundo do Catar 2022. A nossa seleção estava bem preparada e era considerada uma das favoritas ao título. Mas é preciso aprender com a evolução da concorrência. Teremos Croácia na semifinal. Tivemos a eliminação da Alemanha e da Espanha.

Assim como no esporte, os negócios precisam estar em constante evolução!

Walter Longo afirma que a gestão é o equilíbrio entre pendências e tendências. Além de pagar todas as contas e manter pessoas, processos e produtos alinhados, é fundamental acompanhar a evolução do mercado no qual decidiu atuar.

E por falar em atualização, recomendo que você já deixe espaço na sua agenda para participar do evento Bem Estar Brasil 2023. Será no mês de abril, em São Paulo. Junto com o Arnold South America. O nosso mercado está caminhando a passos largos na direção da saúde e qualidade de vida. Você não pode ficar de fora dessa revolução.

Referências

LONGO, Walter. O fim da idade média e o início da idade mídia. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.

GREENE, Robert. Maestria. São Paulo: Sextante, 2013.

Vídeo Bem estar Brasil 2023 

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar