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Porque o marketing digital pode falir sua academia

Colunista: Fábio Cantizano

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Sim, isso mesmo. Se você não tomar cuidado, ele pode virar um verdadeiro tiro no pé, OPS, tiro no peito! Entenda…

Um dos maiores erros cometidos pelos gestores de academias é acreditar que o marketing digital é o novo marketing, como se anulasse qualquer outra área. O pior de tudo é que quem vende serviços de marketing digital faz com que você acredite nisso. Não são todas as agências e consultores, mas uma boa parte. Eles não estão errados, pois se eles levam mais clientes para sua recepção e a academia não converte ou não fideliza, não é problema deles, é seu.

Não se sinta enganado pelas promessas das agências, pois se analisar direitinho, também fazemos promessas aos clientes dos negócios fitness e boa parte dos resultados depende mais do cliente do que do serviço prestado. Assim é com as agências também.

O foco das agências é auxiliar de forma profissional no aumento das visitas e vendas pelos canais digitais. O problema maior está onde os profissionais do marketing digital não podem controlar, ou seja, no “campo”.

O que você precisa entender para não fechar as portas

  1. O marketing tem diversas subáreas, como marketing de serviços, marketing de relacionamento, marketing de conteúdo etc. O marketing digital também é uma subárea do marketing, não o “Rei da cocada preta”. As subáreas do marketing mais importantes de uma academia são o marketing de serviços e marketing de relacionamento. Se a partir da presente leitura você não passar a pensar dessa forma, entre em contato comigo para que eu possa explicar o motivo.
  2. Milhares de reais são investidos por ano nos canais digitais das academias. A maioria delas não investe por ano em treinamentos para a equipe a quantia que investe por mês em marketing digital. Se pensarmos em fidelização, que é mais importante em serviços do que atrair novos clientes, tem algo errado aí, concorda?
  3. As agências são excelentes em planejar estratégias para divulgação e automação de marketing digital, mas poucas conseguem, de fato, criar estratégias levando em consideração o posicionamento de mercado da empresa e a personalidade da marca. As que conseguem, cobram muito mais que a média e a maioria das academias não pode pagar pelo serviço. A agência é operacional, não é o centro de estratégia do seu negócio. O gestor da academia é a mente estratégica!
  4. Poucos gestores são realmente capacitados para a análise de resultados de campanhas em canais digitais. Este é um cenário bem grave, já que envolve verba mensal para investimento e dezenas de fatores que influenciam os resultados das campanhas. É muito fácil justificar resultados ruins quando o gestor não entende um pouco do assunto. Não estou generalizando sobre as agências, ok? A maioria trabalha da forma correta, mas o fato de não serem especializadas em nosso mercado pode atrapalhar um pouco. A dinâmica do mercado fitness é bem diferente dos demais mercados.
  5. Muito do que é investido em anúncio poderia ser economizado se houvesse um bom trabalho de criação de conteúdos estratégicos. A mão de obra mais cara do mercado digital é a do profissional que gera resultados orgânicos, pois este é um dos maiores desafios atualmente, já que cada vez mais o custo para aquisição de leads aumenta.
  6. De nada adianta ter uma página de alta conversão e automações bem planejadas se os principais equipamentos da academia vivem em manutenção ou o ar-condicionado não dá conta do recado. De nada adianta um anúncio bem planejado se sua equipe comercial não foi treinada para absorver essa demanda. De nada adianta uma imagem perfeita na rede social se seu professor não sabe como abordar o cliente em diferentes fases da jornada.

Gestor, ATENÇÃO!

Antes de investir rios de dinheiro em marketing digital, sendo que a maioria das academias não investe nem o suficiente, ARRUME A CASA PRIMEIRO.

Se inverter a ordem, certamente vai chegar uma hora que não valerá a pena manter as portas abertas. Este é meu maior conselho, mesmo sendo um profissional de marketing de serviços e de marketing de conteúdo digital.

Entende agora como o marketing digital pode falir sua empresa?

Quer saber mais como melhorar os conteúdos dos canais da sua academia? Entre na minha comunidade do Whatsapp, a UNICONFIT (Universidade do Conteúdo Fitness). Clique aqui para acessar.

Até a próxima!

 

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