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Por que sua propaganda é percebida como enganosa?

Colunista: Fábio Cantizano

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Lead, página de captura, página de vendas e feed são termos comuns em grupos de gestores que promovem algum tipo de comunicação com o público-alvo do negócio no ambiente digital, seja através de agência de marketing ou por equipe interna.

O marketing no ambiente digital se tornou o principal meio de captação e comunicação com o potencial cliente, mas nem sempre as campanhas e conteúdos dialogam de forma ética. Nem todas as marcas prometem realidade e o potencial cliente parece não perceber ou se importar, principalmente quando se trata de atalhos para resultados em estética.

A falta de conhecimento sobre como se comunicar no ambiente digital ou a falta de ética afeta diretamente o valor da marca. Isso não é papo de e-commerce e nem de grandes empresas, tem a ver com seu negócio no mercado fitness, sendo ele de qualquer modelo ou porte.

Que tipo de promessa você faz ao potencial cliente ao postar um conteúdo ou rodar uma campanha?

Na saúde

Por mais que academias e demais negócios fitness sejam formalmente reconhecidos como área da saúde pelo Ministério da Saúde, será que nossa comunicação gera essa percepção na mente do consumidor?

Uma coisa é ser um negócio da área da saúde, outra é ofertar algo que faz bem para a saúde. Existe uma linha tênue entre essas duas percepções e a comunicação no ambiente digital funciona como um “juiz que bate o martelo”.

Você consegue medir a distância que existe entre o que sua marca comunica (promete) e o que ela entrega dentro da sala de musculação, estúdio ou sala de coletivas? Quanto menor a distância, mais ética será a marca, principalmente na área da saúde.

O que a maioria faz

Nem todo negócio tem condições de ter uma equipe de marketing digital para traduzir on-line o que realmente acontece no atendimento face a face. Quando se entrega o que é prometido, aumentamos a probabilidade de sucesso nas vendas e fidelização de clientes.

Muitas academias contratam agências de marketing digital para gerenciamento de campanhas digitais, mas o problema está na falta de conhecimento do profissional da agência daquilo que pode ser prometido e entregue no mercado fitness. Entender de tráfego e como se explora plataformas digitais é uma coisa, entender de fitness & wellness e aplicar isso no ambiente digital é outra completamente diferente.

Contratar uma agência sem ter uma equipe técnica para planejar e conferir o que está sendo dito pela marca é um verdadeiro “show de tiros no escuro”.

As punições

Quando nos deparamos com dois artigos idênticos em blogs diferentes, o Google pune o segundo por conta da duplicidade ou plágio. Cada vez mais, o Google valoriza e entrega conteúdos autênticos, originais e que ofertam soluções aos que pesquisam na plataforma. Nas redes sociais isso não acontece. Inclusive, há rumores entre profissionais de SEO que o Google usa Inteligência Artificial (IA) para identificar conteúdos criados por IAs.

Se você investir um tempinho passeando pelas redes sociais de academias, perceberá que as linhas editoriais são semelhantes, muitos posts são bem parecidos e nada acontece em termos de punição na plataforma, pois redes sociais não enxergam o conteúdo da mesma forma que o Google. É comum posts bem parecidos e até repetidos por marcas diferentes e sem punições. A punição é quando a marca viola políticas da plataforma.

Qual seria a punição para academias que postam linhas editoriais semelhantes, design de posts semelhantes, legendas com apenas algumas trocas de palavras e linguagem padrão?

Certamente não será uma punição da plataforma, mas sim, mercadológica, pois as marcas atrairão o mesmo perfil de cliente, sendo que cada empresa tem um modelo de negócio e uma forma de operar.

Percebe a gravidade da situação?

Reflexões de extrema importância para o início de 2024

Muitos que leram até aqui entenderam onde quis chegar, outros não, mas isso não importa tanto assim. O que importa de verdade são as respostas para as perguntas abaixo:

  1. Os clientes e potenciais clientes do seu negócio percebem a empresa como área da saúde ou como empresa que oferta algo que faz bem para saúde?
  2. O que sua marca promete na internet traduz fielmente aquilo que ela entrega ao cliente no início, meio e fim da jornada de compra em sua empresa?
  3. Se sua empresa tem uma agência por trás das estratégias digitais, há um responsável técnico da área da saúde para conferir se os conteúdos são fantasiosos e prometem milagres impossíveis de serem realizados?
  4. Os profissionais do seu negócio, aqueles que atendem clientes face a face, têm acesso ao planejamento de conteúdo da sua marca para terem noção de como abordar cada tema em caso de dúvidas dos clientes?

Será que exagerei?

Pode parecer que exagerei nas perguntas e também no título do artigo, mas esse comportamento comum na comunicação digital de grande parte dos negócios fitness quando se trata de educar o cliente é alarmante.

Muitas marcas falando a mesma coisa ao mesmo tempo, sem criatividade e relevância, faz com que a população preste mais atenção em influenciadores digitais sem compromisso algum com a saúde e qualidade de vida de quem os acompanha.

Gestor, pense com carinho, sua marca está fazendo propaganda enganosa?

Até a próxima!

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