Pensar em estratégias de marketing para vendedores não é algo tão simples assim, afinal, eles já estão acostumados a vender, mesmo que muitas vezes engessados nas mesmas técnicas de vendas.
É preciso pensar no tamanho da equipe, no orçamento que possuem à disposição, tudo antes de sair investindo em ideias mais práticas de marketing.
O que os vendedores devem lembrar é que para poder alcançar seu público, será preciso inovar sempre, porque quanto mais pessoas forem atingidas, maiores serão as possibilidades de vendas.
Vamos conferir abaixo quais são as melhores estratégias de marketing para vendedores, e entenda por que elas te ajudarão a ser um vendedor melhor:
01. Você faz parte do produto
É importante que o vendedor tenha uma linha de pensamento estabelecida, deve visar ao cenário do cliente, encontrar uma dor verdadeira e finalmente ofertar uma solução para ele.
Muitas vezes pode passar despercebido para o vendedor que ele precisa mesmo fazer parte do produto.
A pessoa que está comprando sabe que os vícios, falas, gestos e comportamentos do vendedor acabam fazendo parte do que ele está vendendo.
Além disso, o cliente entende que parte do comportamento do vendedor reflete totalmente a cultura da empresa, sendo assim, se é tratado com seriedade e atenção, já sabe que seus problemas serão resolvidos.
O vendedor deve prestar atenção e entender que está se vendendo juntamente com o produto e projetará suas qualidades pessoais e conhecimento junto a ele.
Não é raro ouvirmos falar que um produto não agradou tanto, no entanto, o vendedor era tão envolvido com ele que a confiança fez com que o cliente fechasse negócio.
02. O vendedor precisa pesquisar
O fato é que vendedor algum deve conversar com o cliente sem fazer uma boa pesquisa sobre o mercado de atuação de sua empresa, qual é o histórico dela, suas fases e até mesmo seus posicionamentos.
Lembrando que o uso das redes sociais tornou tudo mais fácil, fazendo com que a argumentação de vendas seja cada vez mais precisa.
Além do mais, apesar de essas informações soarem desnecessárias e superficiais, existem alguns pontos bem importantes que o vendedor pode explorar.
Quando entendemos qual é a dor inicial do cliente, conseguimos trabalhar melhor uma venda, além de podermos organizar uma argumentação para que o mesmo conquiste o que possui em mente, mas que não verbaliza.
03. Procure dar atenção ao que não é escalável
A automação é uma das tarefas mais importantes para os vendedores. Porém, para se ter um diferencial, será preciso que o vendedor saiba que algumas ações pontuais e não escaláveis são capazes de fazer a diferença.
É importante saber escolher quando essas ações começarão a influenciar positivamente. É por esse motivo que muitas empresas enviam bilhetinhos escritos à mão para clientes, concedem bônus por compras, entre outros.
O bom vendedor sabe que precisa ter um atendimento personalizado, ou seja, precisa tratar o cliente conforme suas características.
É interessante que os vendedores consigam conquistar bons resultados ao adotar estratégias que não são completamente escaláveis, no entanto, ajudam a aproximar clientes ou mesmo reaproximar clientes antigos.
Certamente, é impossível fazer isso em todas as vendas realizadas, contudo, é importante saber priorizar e compreender de fato quais são os clientes mais receptivos e quais estão dispostos a ampliar seus planos ou serem fidelizados por um excelente atendimento.
De certa forma, a melhor maneira de ter controle de quem são esses clientes é manter um histórico bem detalhado de tudo que foi feito.
04. Invista no marketing de relacionamento
Pode-se dizer que o marketing de relacionamento é uma das melhores e mais simples estratégias de marketing para vendedores, isso porque é muito fácil de entender e executar.
Suas ações sempre devem ser voltadas para a missão de fidelização de clientes, sendo assim, a estratégia é a de manter o cliente fiel e completamente satisfeito.
Isso acaba garantindo o sucesso máximo da marca e ainda ajudará na vinda de novos clientes, porque o cliente satisfeito indicará seu produto/serviço aos demais.
05. Invista no marketing de ativação
Nesse caso, o objetivo maior é o de ativar a marca/produto em relação ao público e isso pode ser feito através de eventos, propagandas, peças publicitárias, entre outros.
Esse processo deve ser inteiramente planejado e o foco principal deve ser o de encantar e proporcionar uma experiência mais positiva naqueles que consomem o produto. A ideia principal é despertar boas memórias nos consumidores!
Isso torna mais fácil com que eles se afeiçoem à marca e também ao vendedor em questão.
06. Aprenda tudo sobre o marketing de nicho
Certamente esse é um tipo de estratégia de marketing mais tático, sendo assim, acaba visando ao posicionamento do produto ou mesmo negócio no mercado.
Porém, sua aplicação não é tão complexa assim, na realidade, trata-se da identificação das próprias oportunidades de mercado que acabam sendo orientadas para um recorte bem pequeno de público.
Dessa forma, o foco é totalmente nos nichos. Como é uma segmentação de mercado, normalmente a concorrência tende a ser menor e os custos para pôr tal estratégia em prática são menores.
07. Sobre o marketing social
Nesse caso, a missão principal é combater totalmente os problemas sociais de uma localidade ou mesmo região. É justamente aí que as empresas buscam maior reconhecimento de marca, na maioria das vezes os vendedores e a empresa focam na educação, trabalho, saúde pública, habitação, entre outros.
Sempre destacando que o vendedor pode mostrar ao cliente o quão engajada a empresa é com a sociedade e, a partir daí, consegue pessoas que lutam pelas mesmas causas.
08. Invista no marketing promocional
Invista em ações que consistam na promoção de serviços ou mesmo produtos, eles serão capazes de agregar valor à marca. Dessa forma, é possível gerar maior volume de vendas e a busca pela fidelização dos clientes funciona como uma experiência positiva e contínua. Dê descontos, distribua amostras, afinal, essas proposições são bastante comuns e nunca falham.
09. Fidelize seus clientes
O vendedor de sucesso possui clientes fiéis, na verdade, se você fidelizar corretamente seus clientes não terá que se preocupar com seus concorrentes.
10. Invista no marketing de exclusividade
É importante mostrar-se exclusivo, afinal, parecer raro e com muito valor é essencial. Na verdade, este tipo de marketing baseia-se na escassez e é um gatilho mental que desperta certa urgência. Um bom exemplo disso são os produtos limitados, afinal, poucas pessoas terão acesso a eles.