Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

O que todo gestor precisa saber sobre arquitetura: estilos de ambientação

Colunista: Patricia Totaro

Publicidade

Arquitetura é composta de soluções de distribuição de espaço e ambientação. Nas academias, a distribuição correta dos ambientes garante eficiência operacional e, se for bem feita, dura muitos anos sem ter que ser modificada. Já a parte de ambientação é outra história: tem que ser atualizada frequentemente para se adequar ao estilo do momento.

E esse é o ponto chave: entender com que estilo o seu cliente se identifica. Se você acertar na ambientação, a sua academia será considerada um objeto de desejo para o seu público-alvo. Como todas as decisões de Arquitetura, tudo começa com ENTENDER o seu cliente, ter bem claro o seu posicionamento de mercado e também conhecer as tendências de decoração.

Conhecer o que é considerado tendência é o mais fácil e o mais difícil ao mesmo tempo. Se você pesquisar no google “tendências de arquitetura” aparecerão artigos de diferentes estilos e muitos antagônicos entre eles. Alguns você vai gostar e outros não. Isso pode lhe deixar perdido, mas aí é que entra o filtro gerado pelo conhecimento do seu cliente ou de seu público-alvo: saber os lugares que ele frequenta, em quais lojas ele consome ou gostaria de consumir, ver se ele prefere estar em ambientes abertos ou fechados no seu momento de lazer e por aí em diante.

As tendências de hoje

O estilo industrial é largamente utilizado em academias, mas ele já está caindo em desuso nos outros mercados. Os estilos mais minimalistas, como escandinavo e japandi estão em alta na decoração, em contraponto com o alegre boho chic e com o estilo comfy, que está vindo com muita força.

Os estilos minimalistas são baseados em tons neutros, têm bastante madeira clara para dar um ar aconchegante e é marcado especialmente por ter poucas peças de decoração, mas de muito impacto. A iluminação natural é uma constante.  Ao ser aplicado em academias eu coloco móveis de estrutura fina, preferencialmente em madeira e alguns objetos como esculturas ou quadros em tons mais alegres nas paredes, criando assim, um toque que remete ao clima necessário das academias. Esses estilos funcionam bem para academias posicionadas como premium.

Já nos estilos alegres, as cores voltam a aparecer nas paredes, mas ainda nos tons mais acinzentados e há uma grande mistura de texturas em materiais de acabamento diferentes. Todos os móveis e decoração são pensados no conforto do usuário e a presença de plantas com grandes folhagens é fundamental.

O que o gestor precisa saber

Conhecer os estilos é fácil usando redes sociais ou sites de decoração, mas o que você, gestor, precisa ter em mente é escolher qual o novo caminho para a sua ambientação, baseado no que o seu cliente gosta, estudar a aplicação desse estilo para o ambiente de academia e tomar todas as decisões de arquitetura dentro dessa linha. Sem esquecer da imagem que você quer passar enquanto empresa!

Não tenha medo de mudar! Quando se fala em decoração, a mudança é uma constante e com poucos detalhes você já consegue atualizar a sua academia!

Conte comigo!

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar