Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Apagão de líderes no mercado fitness

Colunista: Cris Santos

Publicidade

Líderes do mercado fitness que não se preparam para criar novos líderes, incentivam as pessoas a não se tornarem líderes e nem percebem!

Um estudo com mais de 1700 pessoas na universidade de Michigan, nos EUA, afirma que para se tornar um líder, uma pessoa precisa se ver como um! Segundo a pesquisa, as pessoas possuem 3 medos importantes que as impedem de almejar cargos mais altos:

  1. Medo de perder o contato com as pessoas
  2. Medo da perda de popularidade
  3. Medo de fracassar como líder

Ao olharmos para os novos desafios, após o período mais grave da pandemia no setor fitness e wellness, gestores de academias e suas equipes passaram a se questionar sobre o que de fato os motiva no trabalho e na condução de suas rotinas diárias.

Quem precisa obter bons resultados para recuperar perdas, também está sujeito a perder de vista possibilidades de ascensão e crescimento. Porém, conquistar bons resultados a todo custo não faz mais sentido, por isso a importância de investir cada vez mais em novos talentos de liderança.

O que vale a pena na carreira?

Gestores, no auge do processo pandêmico, tiveram que demitir, readmitir, treinar, “retreinar”, mas mais importante, descobrir maneiras de sobreviverem como líderes até agora.  E esse cenário gerou sequelas emocionais, além de numéricas!

Se antes o líder perdia o sono com as rotinas do dia a dia, agora terá que pensar em formas criativas de colocar outras pessoas em seu lugar para manter alta a motivação das pessoas e saber escolher, não pelo talento individual, mas pela motivação pessoal, o que também está sendo um grande desafio, pois os fatores emocionais contam mais que fatores hierárquicos.

A pergunta é: O que vale a pena na carreira? Pensar em ser um líder ou manter-se onde está sem tantas responsabilidades? Muitos líderes hoje têm se questionado sobre isso. Acredite!

O problema no mercado fitness

Comum no mercado de academias, muitos donos de academia são também os líderes e, com isso, não possuem nem tempo e nem disposição para treinar novos líderes, além de não se sentirem preparados para isso. Ninguém os preparou para estar onde estão!

Vários problemas a se preocupar:

  1. Existem pessoas que fariam as tarefas melhor que você. Falta de tempo para treinar outros e falta de confiança em delegar tarefas que agora precisam ser resolvidas por quem decide, vai impedir a empresa de crescer.
  2. A gestão é um processo solitário. Quando sua liderança estiver mais madura, você ainda vai se sentir sozinho, além de cansado.
  3. A mudança é algo definitivo no mundo dos negócios. Cada vez que algo novo surgir, quem estará lá para trocar experiências e possibilidades de inovação?
  4. A criatividade acontece com pessoas que colaboram umas com as outras. O mercado não para, mas sua liderança, sim, sem um legado bem preparado.
  5. Não existe gente pronta! A liderança é vista como algo nato e há muitas crenças diante disso. Planejar a continuidade das funções vai capacitar as pessoas. Há, sim, formas de capacitar novas lideranças ainda que haja diferentes perfis de comportamento de líder.

Empresas prósperas possuem líderes capazes de inspirar, desenvolver e preparar novas lideranças, investem em planos de sucessão e mantém ativo o empreendedorismo. Não dá mais para esperar colocar alguém para resolver um problema quando ele acontece ou querer resolver tudo sozinho. Não dá mais!

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar