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Inteligência Artificial: aliada ou ameaça?

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Colunista

Cristiano Santos

Designer web, fundador da Kamus. Empresa especializadas em projetos web de comunicação e vendas online. Consultor técnico dos sites L.A. Fitness Solutions, Congresso Carioca de Educação Física, Revista Empresário Fitness & Health e Vendas em Academias. Mais de 20 anos de experiência na criação de sites, blogs, lojas virtuais em mais de 250 projetos.

Se você não estava em uma caverna nas últimas semanas, certamente esbarrou centenas de vezes com a expressão “ChatGPT” nos principais portais de notícias falando que era a nova revolução do momento.

Muitos desses artigos falam como essa nova tecnologia vai ajudar pessoas e marcas a produzirem conteúdos mais eficientes utilizando Inteligência Artificial.

Ao mesmo tempo, outros artigos falam do impacto negativo que esse tipo de prática pode provocar no mercado, pasteurizando conteúdos, deixando tudo muito igual, além de acabar com muitos empregos de profissionais de comunicação.

Mas será que é isso tudo mesmo? É o que eu pretendo esclarecer nesse artigo!

Começando pelo básico: o que é ChatGPT?

Uma ferramenta que interage conosco conversando em formato de chat, e que usa Inteligência Artificial para isso.

E sim, o ChatGPT pode falar sobre qualquer assunto

E quando eu digo qualquer assunto eu não estou exagerando! Basta entrar na plataforma, se identificar, e começar a conversar. 

E por se tratar de uma ferramenta de Inteligência Artificial, quanto mais interagimos com ela, mas ela aprende, e mais realístico é o conteúdo que ela entrega, o que torna a ferramenta altamente interessante para as ‘Big Techs‘. 

Desde o seu lançamento, o ChatGPT alcançou 100 milhões de usuários em pouco menos de 2 meses! Um feito incrível no mercado, tanto que a Microsoft já está negociando com a OpenAI, empresa que a criou.

Mas você sabia que a Inteligência Artificial não é nenhuma novidade?

É verdade! A Inteligência Artificial, ou I.A. (‘Artificial Intelligence‘ em inglês) data dos anos 1950, quando foi criado no laboratório de estudos na Universidade de Carnegie Mellon na cidade de Pittsburgh.

De lá para cá, com avanço da tecnologia, linguagens e dispositivos, milhares de ferramentas foram criadas e muitas já fazem parte do nosso cotidiano.

Sim, nós usamos Inteligência Artificial há bastante tempo! 

Mas claro que com a Internet e o número gigantesco de dispositivos, além da capacidade exponencial de processamento de dados recente, tornou essa tecnologia ainda mais comum do que poderíamos imaginar nos anos de 1950!

Algumas das ferramentas com Inteligência Artificial que usamos atualmente

01. MidJourney

Poderosa plataforma de criação de imagens usando Inteligência Artificial. 

A capa dessa edição foi criada nela!

Ela funciona como uma aplicação dentro do Discord, plataforma de chat multiusuários, bastante popular entre os jovens.

Veja alguns resultados criados pelo MidJourney para a capa dessa edição:

02. Synthesia

Essa é uma plataforma que cria um apresentador virtual utilizando Inteligência Artificial. Ideal para produzir um vídeo explicativo, educativo ou mesmo comercial.

03. Copy.ia

Outra ferramenta bastante popular no mercado de Marketing Digital. Ela é capaz de criar uma ‘copy‘ (conteúdo textual) impactante e eficiente.

04. Play.ht

Semelhante à plataforma Synthesia, só que na versão de áudio. Ideal para podcasts, conteúdos educacionais, explicativos, entre outros. 

Outras utilizações famosas de Inteligência Artificial em publicidade

A primeira é do Gol 335 do Zico no Maracanã do Mercado Livre em 2021, e a segunda é do David Backham para o ‘Malaria Must Die’ em 2019.

Google e Microsoft sentiram o impacto da plataforma ChatGPT

A notícia de que uma plataforma teve 100 milhões de inscritos em menos de 2 meses chamou a atenção não só dos usuários e portais de notícias, mas também de todo o mercado de ‘Big Techs‘!

Tanto que a Microsoft negocia com a OpenIA a integração da I.A. nos produtos como Outlook, Word e PowerPoint, além de incrementar a busca no Bing.

No caso da Google, ela já estava trabalhando com esse tipo de tecnologia há algum tempo, porém intensificou  seu desenvolvimento após o sucesso estrondoso do ChatGPT, e no dia 08/02/2023, fez uma apresentação em Paris, mostrando um pouco de como será o Google Bard, entre outras utilizações.

Resumindo: aliada ou ameaça?

Nem uma coisa, nem outra. Afinal é muito cedo para avaliarmos o próprio ChatGPT. Mas o mesmo não podemos dizer da Inteligência Artificial. Ela já está consolidada no mercado e a tendência é aumentarmos ainda mais o uso dessa tecnologia.

Mas para não deixar a pergunta sem uma resposta definitiva, o que temos que ter em mente é reconhecer que o ChatGPT e tantas outras plataformas são ferramentas. E como tal, a resposta dependerá do seu uso.

Ou seja: uso de ferramenta sem estratégia não é eficiente!

Se você pesquisar temas para artigos no blog da sua marca, levantar assuntos para criar publicações nas redes sociais, criar ‘copys‘ para e-mails, automações de marketing e funis de vendas, criar arquitetura de informação de páginas de vendas, descrição de produtos e serviços e uma infinidades conteúdos, se fizer isso dentro de um plano estratégico de comunicação, você certamente conseguirá ser mais rápido e eficiente na comunicação da sua marca. 

Tudo vai depender da formulação das perguntas e o uso estratégico dos conteúdos.

Mas afinal, não é isso que sempre tem feito a diferença de comunicação e vendas das empresas na Internet?

Então, você já sabe qual é a resposta definitiva!

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