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Sua marca está realmente preparada para ser digital?

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Colunista

Cristiano Santos

Designer web, fundador da Kamus. Empresa especializadas em projetos web de comunicação e vendas online. Consultor técnico dos sites L.A. Fitness Solutions, Congresso Carioca de Educação Física, Revista Empresário Fitness & Health e Vendas em Academias. Mais de 20 anos de experiência na criação de sites, blogs, lojas virtuais em mais de 250 projetos.

Nosso editor-chefe Leonardo Allevato sempre me pergunta o que é “presença digital” quando estamos falando sobre academias e profissionais estarem online. E sempre que ele me faz essa pergunta a minha resposta é sempre a mesma:

"Presença digital é mais do que ter um perfil nas redes sociais ou possuir um site da sua academia ou da sua empresa. Trata-se de posicionamento de marca, e como ela se relaciona com o consumidor."

Por mais que eu sempre dê a mesma resposta no contexto em que estou sendo indagado, ainda acho que não fica claro o efeito prático sobre isso e então eu pensei em criar o tema desse artigo.

A relação das marcas com o consumidor passa a ser "um para um"

Desde quando a Internet comercial surgiu, muitas técnicas de marketing foram aos poucos sendo inseridas no relacionamento das marcas com o público. Mas essa relação ainda era feita “de um para muitos”, ou seja, ainda não havia uma conversa entre as marcas e o indivíduo. Foi só depois do surgimento das redes sociais que essa relação se intensificou.

Basta lembrar que em 2007, a banda Radiohead lançou o álbum “In rainbows” e entendeu que os fãs decidiriam o valor que pagariam por ele. Começava ali uma relação íntima entre marcas e público que vemos atualmente. Mas foi em 2014, com a criação das páginas no Facebook, as chamadas “Fanpages”, é que essa relação se explodiu.

Milhares de marcas trocaram seus sites pelas Páginas no Facebook, afinal, seus consumidores estavam dentro da rede social e muitas empresas ganharam enorme notoriedade por conta do engajamento com o seu público.

Além desse recurso, há uma enorme entrada de novas plataformas, aplicativos, e sobretudo, a adesão massiva dos smartphones como dispositivo preferido do público.

Ou seja, o mundo mudou completamente!

Como estruturar, então, uma marca para ter uma presença digital eficiente

Como eu disse no começo, é preciso mais do que ter um perfil da sua marca na Internet. É fundamental que a sua empresa se estruture para poder capitalizar com a sua presença digital.

Então eu vou listar 8 dicas indispensáveis para que a sua academia ou empresa tenha como pontos de atenção daqui para frente. 

Vamos lá:

1 - Familiaridade com o digital

Pode parecer meio óbvio e até banal. Mas essa dica é muito negligenciada, acredite!

Na minha empresa, sempre que chega uma prospecção querendo criar um site, um e-commerce, infoproduto ou qualquer outra peça de comunicação, é sempre a mesma coisa: parece que o empresário ou empreendedor NUNCA usou Internet na vida.

Os pedidos de criação são esdrúxulos, mal planejados e até fora de propósito! O foco deles em geral é sempre mostrar uma postura “inovadora porque sim”, nunca pela utilidade para o consumidor!

A dica aqui é: use a Internet, mas observe o funcionamento das peças de comunicação. Pense na experiência do usuário e analise como isso impacta a sua vida.

Lembre-se, o foco é o consumidor. Não a sua academia ou empresa!

2 - Métricas

A maior vantagem do digital é o fato de tudo poder ser metrificado. Todas as plataformas possuem dados estatísticos do perfil da sua marca. 

Planeje índices-chave de performance (os KPI’s – “Key Performance Indicator” em inglês) e analise criteriosamente esses dados.

3 - Invista em produção de conteúdo

Vale para tudo. Redes sociais, blogs, e-mail marketing, e pasme, em publicidade também! Muitos empresários e empreendedores não entendem a importância de uma boa redação em uma peça publicitária dentro de um campanha.

4 - Dê importância para o SEO

SEO, ou Search Engine Optimization (“otimização para mecanismos de busca” em português) é a capacidade que o seu conteúdo tem de ser encontrado pelos mecanismos de buscas. 

Isso é fundamental para todo tipo de negócio. 

Afinal, quase nenhum consumidor passa da segunda página dos resultados de buscas, e entender quais palavras-chaves performam melhor é indispensável.

A criatividade é a capacidade de se absorver o que está ao seu redor e transformá-lo em algo novo, algo pelo qual as pessoas se interessem!

Isso tem relação direta com a primeira dica: use as redes sociais, interaja, comente, engaje. Quanto mais a sua marca interage com o público, mais ela aprenderá sobre os seus desejos, as suas necessidades e mais criativa a sua marca será online.

6 - Seja organizado para ser produtivo

Essa dica vale para planejamento, produção e análise. Há milhares de ferramentas que auxiliam em qualquer uma dessa demandas. É fundamental ter cada uma dessas etapas organizadas e produtivas para conseguir a melhor performace possível.

7 - Agilidade e flexibilidade

A velocidade é também outro aspecto indispensável. Seja para capitalizar uma oportunidade, seja para conter uma crise (sim, elas vão acontecer!). De nada adianta a sua marca estar online se ela leva dias para responder uma interação com o público ou fica por fora do último meme do momento!

A dica mais importante de todas!

Lembre-se, o consumidor pensa na necessidade DELE, não naquilo que você oferece. Isso só terá importância se for conveniente ao consumidor. Caso contrário é só ruído na “timeline” que ele vai desconsiderar imediatamente!

Por isso, planeje criteriosamente os desejos e necessidade do consumidor e estruture toda a presença digital da sua marca em torno do cliente!

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