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Colunista

Cristiano Santos

Designer web, fundador da Kamus. Empresa especializadas em projetos web de comunicação e vendas online. Consultor técnico dos sites L.A. Fitness Solutions, Congresso Carioca de Educação Física, Revista Empresário Fitness & Health e Vendas em Academias. Mais de 20 anos de experiência na criação de sites, blogs, lojas virtuais em mais de 250 projetos.

Quanto mais a sua marca tenta vender usando as redes sociais, menos ela vende!

Sim, eu sei que parece uma contradição, mas é fato. A sua academia não está nas redes sociais para vender! É preciso entender que estar nas redes sociais significa se relacionar com o público. 

Vender é uma consequência.

Fazer inbound marketing é diferente de tentar vender na Internet

No artigo que eu escrevi na edição passada, eu introduzi o tema Inbound Marketing por aqui na REF&H. 

A ideia do artigo foi desconstruir esse conceito errado que as marcas têm em usar a Internet, sobretudo as redes sociais, apenas para tentar vender, agindo como se estivessem panfletando online.

Isso, além de ser ineficiente, cria um afastamento do público. É só pensar quando você está na vitrine de uma loja e recebe uma abordagem de um vendedor com aquela clássica frase:

“Precisa de alguma ajuda?”
“Qualquer coisa o meu nome é fulano!”.

Ninguém gosta! Nem você!!!

Então qual é o sentindo de ter um perfil da minha academia online?

Resposta simples e sem enrolação: 

Criar relacionamento!

Simples assim! A sua academia está online para se relacionar com as pessoas. Ao interagir com elas, a chance de ela criar um interesse genuíno pode aumentar, desde que o que a sua marca publica online seja útil para as pessoas.

Sim, essa é a palavra que você precisa ter em mente quando publica algo nas Internet: 

Utilidade.

Quanto mais útil a sua academia for para público, maior é a chance desse relacionamento se ampliar, e estreitar a ponto dela se tornar um cliente. A ilustração abaixo vai te ajudar nesse entendimento.

Ok, Cristiano, entendi o conceito, mas como eu faço isso na prática?

Por razões óbvias, eu não vou usar exemplos do segmento fitness para não queimar e nem valorizar nenhuma academia. 

Vou usar então, exemplos de comunicação, que é onde eu atuo, mas já será o suficiente para você entender.

01 - Publique conteúdo útil para o público

Criar conteúdo que antes de mais nada, chamem a atenção no feed (linha do tempo), afinal, todas as pessoas seguem muitas marcas além de outras pessoas. 

Usar imagens inusitadas ajudam a chamar a atenção do usuário que interrompe a navegação na rede social e dá atenção para a sua publicação.

Se você publica assim e ainda ajuda o usuário a entender algo do segmento em que ela atua (nesse caso aqui, comunicação), tudo isso de forma bem criativa e com uma copy (parte de texto) que entrega bastante valor, a sua estratégia será um sucesso!

02 - Mostre que a sua marca entende do assunto

De que adianta a sua academia ser incrível se ela não mostra como? Só dizer que é não é mais o suficiente. Tem que mostrar, e com embasamento, com propriedade.

03 - Fique atento ao que rola fora do seu segmento

Capitalizar em cima de cultura pop para gerar engajamento é sempre uma ótima opção por causa da grande necessidade de pertencimento que as pessoas têm em comentar sobre esses temas.

Mas é preciso ter muito cuidado para não banalizar as ações. Publicar só por publicar para entrar no debate de forma gratuita pode gerar efeito contrário do que se deseja. 

04 - Não complique as publicações

Não complique a sua publicação. Se possível, vá direto ao ponto e entregue valor. Quanto mais complexa e longa for a sua publicação, menor é a chance de reter a atenção do usuário.

Seja simples!

05 - E, claro, use memes!

Memes fazem parte da cultura da Internet, independente do segmento. Claro que uns mais, outros menos. Eles humanizam a relação, criam uma percepção agradável com o público.

06 - E por fim, seja uma marca legal!

O exemplo abaixo é o único real do segmento que eu vou compartilhar por aqui, e vocês vão entender o porquê!

Ninguém gosta de ser provocado negativamente, principalmente por uma marca nas rede sociais, de forma preconceituosa.

Ser chamado de preguiçoso definitivamente não foi uma boa estratégia! Sim, isso foi publicado!!!

A regra de ouro, como sempre, é planejar.

Pesquise bem, interaja com o público, mantenha ele engajado na conversa, mostre para ele que a sua academia tem valor nessas publicações e logo ele vai considerá-la como um fornecedor e será seu cliente!

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