Quanto mais a sua marca tenta vender usando as redes sociais, menos ela vende!
Sim, eu sei que parece uma contradição, mas é fato. A sua academia não está nas redes sociais para vender! É preciso entender que estar nas redes sociais significa se relacionar com o público.
Vender é uma consequência.
Fazer inbound marketing é diferente de tentar vender na Internet
No artigo que eu escrevi na edição passada, eu introduzi o tema Inbound Marketing por aqui na REF&H.
A ideia do artigo foi desconstruir esse conceito errado que as marcas têm em usar a Internet, sobretudo as redes sociais, apenas para tentar vender, agindo como se estivessem panfletando online.
Isso, além de ser ineficiente, cria um afastamento do público. É só pensar quando você está na vitrine de uma loja e recebe uma abordagem de um vendedor com aquela clássica frase:
“Precisa de alguma ajuda?”
“Qualquer coisa o meu nome é fulano!”.
Ninguém gosta! Nem você!!!
Então qual é o sentindo de ter um perfil da minha academia online?
Resposta simples e sem enrolação:
Criar relacionamento!
Simples assim! A sua academia está online para se relacionar com as pessoas. Ao interagir com elas, a chance de ela criar um interesse genuíno pode aumentar, desde que o que a sua marca publica online seja útil para as pessoas.
Sim, essa é a palavra que você precisa ter em mente quando publica algo nas Internet:
Utilidade.
Quanto mais útil a sua academia for para público, maior é a chance desse relacionamento se ampliar, e estreitar a ponto dela se tornar um cliente. A ilustração abaixo vai te ajudar nesse entendimento.
Ok, Cristiano, entendi o conceito, mas como eu faço isso na prática?
Por razões óbvias, eu não vou usar exemplos do segmento fitness para não queimar e nem valorizar nenhuma academia.
Vou usar então, exemplos de comunicação, que é onde eu atuo, mas já será o suficiente para você entender.
01 - Publique conteúdo útil para o público
Criar conteúdo que antes de mais nada, chamem a atenção no feed (linha do tempo), afinal, todas as pessoas seguem muitas marcas além de outras pessoas.
Usar imagens inusitadas ajudam a chamar a atenção do usuário que interrompe a navegação na rede social e dá atenção para a sua publicação.
Se você publica assim e ainda ajuda o usuário a entender algo do segmento em que ela atua (nesse caso aqui, comunicação), tudo isso de forma bem criativa e com uma copy (parte de texto) que entrega bastante valor, a sua estratégia será um sucesso!
02 - Mostre que a sua marca entende do assunto
De que adianta a sua academia ser incrível se ela não mostra como? Só dizer que é não é mais o suficiente. Tem que mostrar, e com embasamento, com propriedade.
03 - Fique atento ao que rola fora do seu segmento
Capitalizar em cima de cultura pop para gerar engajamento é sempre uma ótima opção por causa da grande necessidade de pertencimento que as pessoas têm em comentar sobre esses temas.
Mas é preciso ter muito cuidado para não banalizar as ações. Publicar só por publicar para entrar no debate de forma gratuita pode gerar efeito contrário do que se deseja.
04 - Não complique as publicações
Não complique a sua publicação. Se possível, vá direto ao ponto e entregue valor. Quanto mais complexa e longa for a sua publicação, menor é a chance de reter a atenção do usuário.
Seja simples!
05 - E, claro, use memes!
Memes fazem parte da cultura da Internet, independente do segmento. Claro que uns mais, outros menos. Eles humanizam a relação, criam uma percepção agradável com o público.
06 - E por fim, seja uma marca legal!
O exemplo abaixo é o único real do segmento que eu vou compartilhar por aqui, e vocês vão entender o porquê!
Ninguém gosta de ser provocado negativamente, principalmente por uma marca nas rede sociais, de forma preconceituosa.
Ser chamado de preguiçoso definitivamente não foi uma boa estratégia! Sim, isso foi publicado!!!
A regra de ouro, como sempre, é planejar.
Pesquise bem, interaja com o público, mantenha ele engajado na conversa, mostre para ele que a sua academia tem valor nessas publicações e logo ele vai considerá-la como um fornecedor e será seu cliente!