Pesquisar
logotipo-refh-transparente

Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Sustentabilidade nas academias: porque você precisa saber (e fazer algo) sobre isso

Colunista: Ana Flávia Licchia

Publicidade

Talvez você ouça falar de academia verde, sustentabilidade na academia e termos como esses há mais de 10 anos e ainda não tenha dado a devida atenção, mas acredite: você ainda vai ouvir muito sobre isso – e talvez se arrependa por não ter investido antes!

Economia verde e sustentabilidade são termos que você, gestor, certamente já ouviu. Porém, não são apenas tendências; o empreendedorismo sustentável veio para ficar – e você deveria estar atento a isso, pois seu aluno está!

A sustentabilidade, hoje, é um ativo indispensável a qualquer negócio. Segundo levantamento da agência Union + Webster, divulgado no último ano, 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis e 70% dos entrevistados disse que não se importa em pagar mais por isso.

Portanto, em um cenário em que a sustentabilidade passa a ser um fator decisor de compra, é fundamental que as empresas a observem como investimento. Afinal, ser mais verde pode ser um diferencial de escolha entre você e seu concorrente.

Porém, se ao pensar em medidas sustentáveis, o dinheiro é algo que te preocupa, fique tranquilo: a sustentabilidade é uma via de mão-dupla, que pode, na realidade, te proporcionar também muita economia no dia a dia.

A sustentabilidade nas academias: bom para o gestor, bom para os clientes

Cada vez mais, principalmente pós-pandemia, vimos que o objetivo da população vai além da estética e as academias, studios e boxes são vistos como espaços de bem-estar, de convivência, da busca por uma vida mais saudável e, não por acaso, a premissa principal da sustentabilidade é a de melhores escolhas. Portanto, criar esta relação entre a prática de atividade física e o desenvolvimento sustentável é uma oportunidade que o gestor tem em mãos.

Uma academia sustentável apresenta um benefício duplo ao seu aluno, pois além de estar fazendo bem a si mesmo, ele se sentirá fazendo sua parte em prol dos demais e do planeta por escolher um estabelecimento mais verde e que, assim como ele, faz melhores escolhas.

E aí, você já sabe: um aluno feliz, além de melhorar sua retenção e inadimplência, ainda indica outros clientes para o seu negócio.

Vale lembrar, um cliente indicado custa 7 vezes menos, em média, que um novo cliente!

Neste racional, se para seu cliente, escolher um negócio sustentável é uma via dupla, para você, gestor, arrisco dizer que é uma “via tripla” de benefícios. 

  • Você fortalece sua marca institucional;
  • Você atrai um público cativo, que consome conscientemente e que possui uma alta capacidade de atrair novos clientes a sua academia;
  • Você economiza com o uso de materiais e fontes renováveis, como a energia solar. E, neste ponto, acredite: isso nem sempre significa investimento. Na maioria das vezes é equivalente à economia. (Continue lendo, pois eu vou explicar!)

Como tornar minha academia sustentável?

Em 2005 (sim, há 17 anos), foi inaugurada em São Paulo a Ecofit, primeira academia ecológica da América do Sul, projetada pela arquiteta Patricia Totaro, referência no mercado fitness.

A academia reúne as características tradicionais aos elementos de um ambiente verde, como os parques públicos. Dessa forma, o espaço fica mais aconchegante e capaz de captar, por exemplo, os amantes de atividade ao ar livre, um público nem sempre habitual aos espaços padrão. A marca virou franquia e, mesmo passados tantos anos, vemos que o tema ainda não caiu no gosto dos gestores menos atentos, pois há poucos negócios com este foco ou se apropriando da mensagem.  

Porém, para que gere todos os frutos, a sustentabilidade não pode ficar somente na arquitetura, nos espaços com natureza. Ela tem que se estender a ações como o plantio de árvores para a neutralização de carbono, como  fez a Ecofit, e iniciativas simples que, quando somadas, podem ter um grande reflexo, como:

  • o estímulo ao consumo consciente dos alunos e colaboradores para gerar menos lixo e poupar recursos;
  • o combate ao desperdício de água – tanto na hora do banho como na troca dos equipamentos da área molhada por aqueles mais eficazes;
  • o uso mais inteligente de energia, optando por recursos renováveis (como as principais redes como Bodytech estão fazendo).

O poder do sol está mais acessível que nunca

Uma das formas mais acessíveis de tornar seu negócio sustentável é por meio do uso de materiais e fontes renováveis. O assunto tem se tornado cada vez mais popular e o uso da energia solar, por exemplo, já é acessível para qualquer estabelecimento que pague mais que R$ 200,00 na conta de luz, em média, sem a necessidade de investimento e espaço para painéis / placas solares.

Não à toa, a fonte solar é hoje a terceira maior fonte de geração de energia elétrica do país (atrás somente da eólica e hidrelétrica) e tem permitido tanto a consumidores residenciais quanto comerciais gerar sua própria energia – mais limpa e econômica.

Como usar a energia solar na minha academia?

Academias de todos os tamanhos não têm mais desculpas para não adotar uma energia mais limpa. Além de todos os benefícios apontados aqui, ainda há um apelo irrecusável: economia na conta de luz.  

Com o enorme potencial do Brasil na geração solar, surgiram e surgem todos os dias empresas como a Sou Vagalume, que possibilitam o acesso simples e totalmente digital à energia solar.

O modelo de negócio é pouco conhecido no Brasil: a geração compartilhada de energia. Em linhas gerais, ficamos responsáveis por gerar a energia e conectá-la à distribuidora e, do outro lado, aos clientes como as academias, residências e propriedades rurais.

Como a energia solar é incentivada e mais barata, é possível convertê-la em desconto para o consumidor, direto na conta de luz, sem que ele precise instalar painéis nem investir para isso. Estando dentro da área de cobertura e consumindo cerca de R$ 200,00 em energia, já é possível aderir e em até 60 dias receber o desconto na tarifa todo mês, além de claro, fortalecer o caráter sustentável do seu negócio.

Chega a parecer “bom demais para ser verdade” (frase que utilizamos, inclusive, em nossas campanhas de marketing), mas é verdade. Ser sustentável está cada vez mais acessível e popular.

Cabe a você, gestor, tomar a iniciativa e ser protagonista dessa mudança. Que tal começar a fazer a diferença agora mesmo?

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar