“Phone in your pocket and hands in the sky!”
Foi assim, com este pedido, que Chris Martin iniciou a música “A Sky Full of Stars” no Rock in Rio 2022; não nego que criei uma expectativa para ver a reação do público!
Em um mundo onde todos estão a todo momento conectados e registrando em fotos e vídeos simplesmente tudo que acontece a sua volta, que ousadia é esta que levou este cantor a pedir que guardassem seus celulares e colocassem as mãos para o alto? Acredito que a melhor resposta esteja justamente no conceito de conexão!
Mas como desenvolver esta conexão com seus colaboradores?
Empatia, excelência, engajamento e encantamento, são alguns dos elementos que vimos serem colocados em prática no show desta banda.
E o que isso tem a ver com o nosso negócio? O que podemos tirar de aprendizado e aplicar em nosso dia a dia?
Enquanto líderes/gestores, todos queremos, para início de conversa, uma equipe engajada!!! Mas como conseguir o tal engajamento? Não faltam autores que nos mostram em seus tratados que a liderança se constitui por vários caminhos, porém, o que nunca pode faltar é o exemplo! E o exemplo requer, em muitos casos, mudança de comportamento!
Sendo assim, é de suma importância que tenhamos todo o cuidado possível com o comportamento nas relações com nossos pares; é nesta hora, que a empatia deve se fazer presente. Não vamos nos prender ao significado desta palavra, mas exaltar a importância de nos aproximarmos de nossos colaboradores, conhecê-los melhor e assim, conseguirmos ser mais empáticos.
Outro caminho para dar o exemplo é procurar fazer tudo a que se propõe, da melhor forma possível com os recursos que possui, ainda que não tenha todos os recursos necessários para fazer melhor ainda…isto é excelência!
Engajamento não se pede, se conquista!
Mais uma vez, reforço a necessidade de se liderar pelo exemplo; o exemplo move as pessoas a fazer o que precisa ser feito, independente da presença física ou não, do gestor. Quando há liderança e propósito, nossos colaboradores são estimulados a fazer o seu melhor por entender que é para o bem comum de todos os envolvidos, sejam eles a empresa, seu líder/gestor, seus pares e/ou a si próprio. E o mais importante: não é necessário o uso da força, da ameaça, punição ou fiscalização. Este engajamento do colaborador, acontece pela confiança conquistada pela liderança.
O que podemos tirar de lição do show do Coldplay?
Em nossas práticas de comportamento como líderes, é importante atentar para os seguintes fatores:
- Tem que haver um movimento em busca de conexão com nossos liderados, e pela compreensão do que ele é enquanto pessoa e do que é capaz de entregar.
- O colaborador precisa sentir-se respeitado e entender o “quê” e o “porquê” de algo estar sendo solicitado.
- Deve haver verdade, transparência e justificativa por parte de quem solicita a mudança de comportamento do colaborador.
- É necessário reconhecer que sempre temos o que aprender com o outro e entender que este tem suas razões pelas atitudes e comportamentos que adotam.
- E talvez o principal: fazer com que nosso colaborador se sinta parte do espetáculo!!!
Talvez seja por todos estes motivos que Chris Martin tenha feito o pedido no terço final do show…naquele momento já havia conexão entre ele e o público!