Com ou sem pandemia, o consumidor muda constantemente, ainda mais em segmentos que sofrem por uma disrupção mais acelerada ou ainda com a virtualização de diversos serviços envolvidos!
O mercado fitness já embarcou nesse processo sem volta. Ainda bem!
Mas com isso, os clientes também estão buscando novas formas de treinar, dando valor a outras coisas e o que antes se achava um diferencial, virou commodity. Uma academia que sempre usou ventiladores e instala ar-condicionado por todos os lugares, certamente trará um relevante impacto para seus clientes, mas que em 6 meses, muitas vezes até menos, isso se torna algo normal no dia a dia e ele começa a querer outras coisas. Não culpe o cliente, ok? Todo mundo é assim, ninguém gosta de retroceder!
A década de 2020 iniciou com tudo, onde a virtualização do serviço e uso da tecnologia se expandiram para todos os níveis. Academias utilizando cada vez mais sistemas e buscando otimização através da tecnologia. Professores viraram empresas de CPF através do treino online.
Que toda essa movimentação seja para que aumentemos o número de praticantes de atividade física no Brasil e no mundo, pois senão, teremos uma canibalização entre os diversos canais de entrega de exercícios.
E o que tudo isso tem a ver com a expectativa dos alunos?
Primeiramente, que a sua academia, box, studio, garagem ou onde estiver oferecendo o serviço esteja muito, mas muito mais perto do cliente. E com os ouvidos abertos para sempre estar alinhado com o que ele espera.
Em um dos primeiros artigos aqui na Revista Empresário Fitness & Health já tratamos sobre como fazer para descobrir a persona do seu negócio. E após um longo período, não devemos esquecer que ela pode ter mudado e que precisamos renovar nossas pesquisas com os clientes.
Ouvir seus consumidores deve fazer parte das suas tarefas semanais! Algumas dicas cruciais para que não fique para trás:
- Tenha uma rotina de ouvir o cliente com frequência.
- Utilize o máximo que puder da tecnologia para otimizar sua entrega.
- Tenha clareza de cada ponto de contato que seu cliente tem com seu negócio.
- Contrate uma consultoria especializada em experiência do cliente.
- Crie indicadores recorrentes sobre o engajamento do seu aluno.
- Reserve um valor mensalmente para melhorias estruturais.
O cliente está mudando e você precisa, no mínimo, acompanhá-lo!
Abraços!