Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

100timento de quero mais!

Colunista: Fernando "Fofão" Vieira

Publicidade

“Parem as máquinas!” é uma frase que virou um jargão bastante comum no jornalismo. Significa parar a impressão de um jornal seja como for e onde estiver porque algo de extraordinário e novo aconteceu e precisará estar incluído na edição do dia seguinte. Parei minha coluna já pronta com a parte 3 do Manual da Ginástica On line para comemorar realmente um feito fantástico: são 100 edições da Revista Empresário Fitness! Uma revista que já foi impressa, já foi bimestral, agora é digital, mensal e só faz crescer com cada vez mais conteúdos relevantes. Me sinto honrado por ter estado em praticamente quase todas as edições como colunista.

A importância de periódicos, jornais e revistas sobre o mercado de academias e Fitness já vem de longa data, pois infelizmente, as mídias tradicionais não exploram o suficiente tantos conteúdos relevantes e especializados.

A imprensa brasileira sempre abriu muito espaço para os esportes. Principalmente para o Futebol. Ao longo dos anos, diariamente, temos o espaço ou o caderno esportivo em todas as mídias impressas, hoje em dia mais digitais, nas televisões, nas rádios e internet.

Nos jornais tradicionais, matérias sobre academias de ginástica, lançamentos de novos programas de exercícios, dietas e saúde geralmente ficam no foco apenas nas vésperas do verão, determinando tendências e moda.

Breve histórico das publicações fitness

Nas décadas de 80 e 90 houve o “boom” das academias de ginástica lotadas, com o início da formação de redes de academias, com os profissionais de Educação Física cada vez mais especializados nessa área e os donos das academias buscando informações e conhecimentos para serem empresários melhores. Assim, já existia na época uma lacuna para ser preenchida com assuntos e conteúdos para esse público. Nasceram então alguns tabloides, jornais, revistinhas e periódicos sobre este mercado fitness.

As publicações eram patrocinadas por diversos fornecedores e anunciantes que já percebiam o crescimento do mercado. Geralmente a distribuição era feita de forma gratuita através de representantes regionais dentro das maiores e mais conceituadas academias, nas lojas dos patrocinadores, em alguns consultórios e clínicas voltados para nutrição e fisioterapia.

As academias maiores e redes geralmente tinham seu próprio jornal ou revista para levar não apenas assuntos técnicos, de saúde, mas também sociais, programações, agenda de eventos, festas e para poder publicar fotos e cobertura de momentos especiais com clientes, professores e funcionários.

A minha oportunidade de colaborar com colunas e artigos para essas publicações começou desde 1989 para as edições mensais dos jornais internos da rede de academias Corpore do Rio de Janeiro. Tive o privilégio de ministrar e publicar sobre um curso de Step em 1991, recém-lançado no Brasil.

De 1995 até 1998 colaborei com o Jornal de Fitness SEMPRE IN FORMA de São Paulo, mas distribuído no Rio de Janeiro também. A diretora desta publicação, Vânia Ballo, era conhecida na época por ter também a confecção das melhores roupas para os campeonatos de Ginástica Aeróbica do Mundo. Minha coluna se chamava “RIO 40 GRAUS” com notícias rápidas sobre academias, professores e destaques do Rio de Janeiro.

O tabloide mensal, ainda em papel jornal, chamado EM FORMA, começou a ser distribuído gratuitamente pelas academias do Rio de Janeiro em meados de 1998. Minha coluna “Fofão Informa” mesclava conteúdos técnicos e sociais do mundo Fitness, além de cobertura dos grandes congressos e cursos que aconteciam no Brasil naquela época.

Em 2001, Fabiana Sardinha e Ronaldo Woolf transformaram o tabloide jornal EM FORMA para uma revista muito bem formatada. Passo a ter então a “Coluna do Fofão” dando continuidade ao meu trabalho de cobrir tudo que rolava no mundo das academias e do Fitness.

A Revista Rio Fitness Magazine chega no Rio em torno do ano 2010, trazendo a experiência da empresa gaúcha 100% Esporte do Vinícius Kaster e Vinicius Leal. Com muitos patrocinadores, uma ótima circulação e promoção de eventos, logo fez muito sucesso também. Minha coluna nesta revista se chamava “FALA FOFÃO”, levando aos leitores conteúdos sobre aulas coletivas, lançamentos de novas modalidades e metodologias de aulas, gestão de academias e “rapidinhas” dos bastidores das academias.

Em 2014, Leonardo Allevato assumiu a direção desta já conceituada revista Empresário Fitness & Health, lançada desde 2002. Tive a honra de ser convidado para ser colunista na época da revista ainda em papel com edições muito bem cuidadas e formatadas na melhor qualidade. O assunto do meu primeiro artigo, como não poderia deixar de ser: “O PODER DAS AULAS COLETIVAS”. A periodicidade ainda era bimestral: Julho – Agosto de 2014 e o número da edição era o 67.

A revista passou por algumas evoluções tecnológicas e digitais, deixou de ser impressa, a periodicidade virou mensal e chegamos ao número 100.

100sacional! Com 100timento D quero + !

Agradeço imensamente ao nosso diretor editor Leonardo Allevatto a oportunidade de ter esse espaço nobre para todos os meses poder colaborar com novos conteúdos. Ao Cristiano Santos que faz da formatação e organização da revista um espaço mágico gostoso de ler. A todos os meus colegas colaboradores colunistas de tamanha competência e relevância que engrandecem a cada mês essa revista. Quanto conteúdo de qualidade! Quanto aprendizado!

E aos nossos queridos leitores, seguidores e assinantes por nos acompanharem até aqui. Por nos darem feedbacks, pelos elogios, pelas perguntas, pelas críticas com as quais procuramos sempre fazer o melhor para vocês.

Parabéns para todos nós! Vida longa de muitas edições e muitos anos para a Empresário Fitness & Health!

Abraços e beijos do meu tamanho!

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar