*Traduzido por Leonardo Allevato, editor da REF&H, a partir do relatório original do ACSM.
O American College of Sports Medicine (ACSM) lançou mais uma pesquisa sobre as tendências do fitness para 2021. A pandemia da COVID-19 certamente teve um impacto na pesquisa de 2021. A nova tendência #1 para 2021 é o treinamento online, que foi a tendência #26 em 2020.
Enquanto você lê este artigo, as academias estão fechando ou, na melhor das hipóteses, reestruturando seus serviços. Por esse motivo, a pesquisa mundial anual do Health & Fitness Journal® da ACSM para determinar as tendências da indústria por profissionais de saúde e fitness e que está agora em seu 15º ano consecutivo, terá o maior impacto que já teve na indústria do fitness.
Os resultados desta pesquisa ajudarão a indústria de saúde e fitness a tomar algumas decisões críticas de negócios para crescimento e desenvolvimento futuro. Esses investimentos podem ser baseados em tendências emergentes que foram identificadas por profissionais de fitness em todo o mundo e não nas últimas inovações em exercícios divulgadas em comerciais ou por celebridades!
A pesquisa foi projetada para confirmar ou introduzir novas tendências (não modismos) que terão um impacto positivo percebido na indústria de acordo com os entrevistados internacionalmente. Algumas das tendências identificadas em pesquisas anteriores podem aparecer de forma previsível por vários anos, enquanto modismos podem aparecer, mas provavelmente cairão da lista nos anos subsequentes (algumas logo no ano seguinte). O impacto potencial no mercado de novos equipamentos, dispositivos de exercícios ou programas não é avaliado por esta pesquisa anual. As informações fornecidas nesta pesquisa são deixadas inteiramente para os leitores determinarem se elas se encaixam em seu próprio modelo de negócios e como melhor usar as informações para uma potencial expansão do mercado.
Abaixo você encontra as 20 tendências do fitness para 2021, segundo o ACSM em texto ou em vídeo.
1. Treinamento on-line
O treinamento virtual online foi introduzido pela primeira vez na pesquisa anual em 2019 e estreou como #3 antes de cair para #26 em 2020, quando o “virtual” foi retirado do título em favor do treinamento online mais específico. As grandes mudanças na indústria de fitness e saúde como resultado da pandemia COVID-19 resultaram no fechamento temporário de clubes em todo o mundo, forçando a oferta de aulas inovadoras. Os desafios de engajar clientes à distância resultaram no uso de alguns sistemas de entrega muito estratégicos. O treinamento online foi desenvolvido para uma experiência de exercícios em casa. Essa tendência usa a tecnologia de streaming digital para fornecer programas de exercícios em grupo, individuais ou instrucionais online. O treinamento online está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e pode ser uma aula ao vivo (exercícios de streaming ao vivo) ou pré-gravados.
2. Tecnologia vestível
A tecnologia vestível era a tendência #1, desde que foi introduzida pela primeira vez na pesquisa em 2016 (a única exceção foi uma queda para o #3 em 2018) e inclui rastreadores de fitness, relógios inteligentes, monitores de frequência cardíaca e dispositivos de rastreamento GPS. Esses dispositivos podem ser usados como um contador de passos e podem monitorar a frequência cardíaca, temperatura corporal, calorias, tempo sentado, tempo de sono e muito mais. Inicialmente, havia alguma dúvida quanto à precisão, mas essas questões parecem ter sido resolvidas tão bem que essa indústria foi estimada em cerca de US$ 100 bilhões. As inovações incluem medição da pressão arterial, saturação de oxigênio e eletrocardiograma.
3. Treinamento com peso corporal
O treinamento com peso corporal apareceu pela primeira vez na pesquisa de tendências em 2013 (#3) e foi #2 posição em 2017, #4 em 2018 e #5 em 2019 antes de cair para #7 em 2020. O treinamento com peso corporal não apareceu como uma opção de tendência de pesquisa antes de 2013 porque só se tornou popular em academias de todo o mundo na última década. Esse programa utiliza uma combinação de treinamento de peso corporal de resistência variável e movimentos neuromotores usando vários planos de movimento. O treinamento com pesos corporais usa equipamento mínimo, o que o torna uma forma barata de se exercitar com eficácia.
4. Atividades ao ar livre
Talvez por causa da pandemia da COVID-19, mais atividades ao ar livre, como caminhadas em pequenos grupos, passeios em grupo ou grupos organizados de caminhadas, tornaram-se populares. Elas podem ser eventos de curta duração, eventos de um dia inteiro ou excursões planejadas de uma semana a pé. Os participantes podem se encontrar em um parque local, área para caminhadas ou em uma trilha de bicicleta, normalmente com um líder designado. Essa tendência de profissionais de saúde e fitness oferecerem atividades ao ar livre para seus clientes começou em 2010. Naquele ano, as atividades ao ar livre foram classificadas como #25, não estando abaixo do #13 até 2020.
5. Treinamento Intervalado de Alta intensidade (HIIT)
Embora fizesse parte da pesquisa como uma tendência possível antes de 2013, não figurava entre os 20 primeiros. O HIIT era #1 na pesquisa em 2014 e 2018 (caiu para o #3 em 2016 e 2017) e ficou entre os cinco primeiros entre 2014 e 2020. Para 2021, o HIIT cai para o #5. Esses programas de exercícios geralmente envolvem sessões curtas de exercícios de alta intensidade seguidas por um curto período de descanso. Todas as metodologias enfatizam intensidades mais altas (acima de 90%) do máximo durante os exercícios, seguidos por períodos de descanso e recuperação. Apesar dos avisos de alguns profissionais de fitness sobre as taxas de lesões potencialmente aumentadas usando o HIIT, essa forma de exercício se tornou popular em academias de todo o mundo.
Não deixe de assinar a REF&H para receber outro materiais referentes a essa pesquisa!
6. Treinamento virtual
Esta é a primeira vez que o treinamento virtual surge separadamente do treinamento virtual online (que se “transformou” no treinamento online). Para o propósito da pesquisa, o treinamento virtual foi definido como a fusão de exercícios em grupo com a tecnologia que oferece exercícios projetados para facilidade e conveniência de acordo com horários e necessidades. Normalmente, os treinos virtuais são mostrados em academias em uma tela grande, atraindo um número menor de clientes em comparação com as aulas ao vivo, proporcionando aos clientes de todos os níveis e idades uma experiência de fitness em grupo diferente. As aulas virtuais costumam ser uma porta de entrada para aulas de ginástica em grupo ao vivo. Os treinos virtuais normalmente atraem números menores e os clientes podem seguir seu próprio ritmo, o que os torna ideais para o treinamento de um novato que deseja aprender os movimentos. Tal como acontece com o treinamento online, o treinamento virtual entre os 10 primeiros pode ser uma reação da indústria à pandemia COVID-19.
7. Exercício é remédio
“Exercise is medicine” (EIM) é uma iniciativa global de saúde que se concentra em encorajar profissionais da saúde a incluírem a atividade física como uma recomendação a cada paciente, além de encaminhá-los a profissionais de Educação Física. Além disso, o EIM reconhece os profissionais de Educação Física e fitness como parte da equipe de saúde em suas comunidades locais.
8. Treinamento de força com pesos livres
Pesquisas anteriores incluíram uma categoria descrita como “treinamento de força”. Como era uma categoria muito ampla, o treinamento de força foi abandonado em 2020 em favor do treinamento de peso livre mais específico. Pesos livres, halteres, kettlebells, halteres e aulas com medicine ball estão nessa categoria. Os instrutores começam ensinando a forma adequada para cada exercício e depois aumentam progressivamente a resistência quando a forma correta é realizada.
9. Exercícios para a 3ª idade
Esta tendência está entre os 10 primeiros desde 2007. Essa tendência continua a enfatizar as necessidades de condicionamento físico das gerações mais velhas. Em geral, esses indivíduos têm um poder aquisitivo mais alto e as academias de ginástica podem lucrar com esse mercado em crescimento. As pessoas estão vivendo mais, trabalhando mais e permanecendo saudáveis e ativas até a aposentadoria do trabalho.
10. Treinamento personalizado
O treinamento personalizado continua a ser uma forte tendência à medida que os personal trainers se tornam mais acessíveis online, em academias de ginástica, em casa e em locais de trabalho com academias de ginástica. Esse treinamento inclui teste de avaliação do condicionamento físico e definição de metas com o personal trainer trabalhando individualmente com o cliente para prescrever exercícios específicos para suas necessidades e objetivos individuais. Desde que esta pesquisa foi publicada pela primeira vez em 2006, o treinamento personalizado tem sido uma das 10 principais tendências.
11. Coaching em saúde e bem-estar
O coaching de saúde e bem-estar está entre as 20 principais tendências desde 2010. Esta é uma tendência que integra a ciência do comportamento aos programas de promoção da saúde e medicina do estilo de vida. O profissional que atua nessa área usa uma abordagem individual (e às vezes em pequenos grupos) fornecendo suporte, estabelecimento de metas, orientação e incentivo. Ele se concentra nos valores, necessidades, visão e objetivos de curto e longo prazo do cliente, usando estratégias de intervenção para mudança de comportamento.
12. Aplicativos de exercícios
Esses aplicativos incluem prompts de áudio e vídeo para iniciar e terminar o exercício e dicas para seguir em frente. Alguns desses aplicativos podem rastrear o progresso ao longo do tempo, bem como centenas de outras funcionalidades. Essa tendência apareceu como #20 na pesquisa de 2019, #25 em 2020, e agora como #12 em 2021.
13. Empregar profissionais habilitados
Estreando nesse ranking em 2019 como #6, mostra a importância da contratação de profissionais habilitados (principalmente no Brasil, N.E.).
14. Treinamento funcional
Replicando as atividades físicas reais que alguém pode realizar em função de sua rotina diária, o treinamento funcional apareceu pela primeira vez na pesquisa em 2007, como #4. Esta é uma tendência de usar o treinamento de força para melhorar o equilíbrio, a coordenação, a força muscular e a resistência para melhorar as atividades da vida diária, tipicamente para adultos mais velhos e também em populações clínicas.
15. Yoga
Assumiu uma variedade de formas no passado (incluindo Power Yoga, Flow Yoga, Yogilates, Hot Yoga, Rocket Yoga e muitos outros), bem como vídeos e livros sob demanda. Apareceu pela primeira vez no top 10 desta pesquisa em 2008.
Não deixe de assinar a REF&H para receber outro materiais referentes a essa pesquisa!
16. Exercício para perda de peso
A maioria dos programas de dieta recomenda incluir algum tipo de programa de exercícios na rotina diária de restrição calórica, adicionando o gasto calórico da atividade física à equação. Os exercícios em programas de perda de peso têm sido uma das 20 principais tendências desde o início da pesquisa.
17. Atividades coletivas
Apesar de já existir há muito tempo, apenas em 2017 essa tendência chegou ao top 20 nesta pesquisa, chegando a #3 em 2020, caindo para #17 em 2021. Caracterizadas com a participação de mais de cinco pessoas, os professores de aulas coletivas ensinam, lideram e motivam as pessoas por meio de aulas projetadas para serem sessões eficazes e motivacionais para diferentes níveis de condicionamento físico, compreendendo desde aulas de cardio e ciclismo indoor a aulas de dança e de step. A queda dramática na pesquisa de tendências de 2021 pode ser resultado do fechamento de academias ou da recomendação de limitar as reuniões sociais.
18. Medicina do estilo de vida
A medicina do estilo de vida é a prática baseada em evidências para ajudar indivíduos e famílias a adotar e manter comportamentos saudáveis que afetam a saúde e a qualidade de vida. Exemplos de comportamentos de pacientes-alvo incluem, mas não estão limitados a, eliminar o uso de tabaco, melhorar a dieta, aumentar a atividade física e moderar o consumo de álcool. Promove, ainda, comportamentos saudáveis como base para cuidados médicos, prevenção de doenças e promoção da saúde. A medicina do estilo de vida apareceu pela primeira vez na pesquisa de tendências de condicionamento físico em 2020, na posição #16.
19. Habilitação profissional
Existem algumas profissões nos Estados Unidos e em todo o mundo que são regulamentadas localmente. Esta é uma tendência na indústria do fitness de buscar a regulamentação dos profissionais de fitness. Essa tendência apareceu pela primeira vez em 2018, na posição #16.
20. Mensuração de resultados
Essa tendência se caracteriza pelos esforços em definir, rastrear e relatar dados relativos aos resultados do cliente e do profissional. Elas são necessárias para comprovar os benefícios dos programas de saúde e fitness no gerenciamento de doenças e para documentar o sucesso na mudança de hábitos de vida negativos. O avanço da tecnologia auxilia na coleta e organização desses dados.
O relatório original do ACSM, do qual essas tendências foram traduzidas, pode ser acessado aqui.