Sua equipe de vendas atua ATIVAMENTE convertendo visitantes em clientes, relacionando-se com os clientes ativos e retornando clientes inativos?
Provavelmente não!
E, por conta disso, talvez você sempre reclame da sua equipe, muitas vezes sem saber o que fazer para melhorar a eficiência dela.
Melhorar a eficiência da equipe de venda passa, em primeiro lugar, por contratar melhor. Tendo uma equipe bem formada, é preciso fornecer treinamento constante. Mas isso somente não basta!
Para que sua equipe tenha a eficiência necessária para atuar nas três vertentes citadas (converter, relacionar para renovar, retornar) e que vão gerar mais receita para a sua academia, você precisa atentar para os seguintes pontos:
- Ter metas de vendas: se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve!
- Ter uma estratégia para gerar um fluxo contínuo de leads/visitantes: apesar de eu ter mais de 15 formas de captação catalogadas, atualmente recomendo o que chamo de estratégia MASTER: o tráfego pago, capaz de gerar leads infinitos para o seu negócio!
- Cadastrar leads/visitantes: esse é o primeiro passo para convertê-los em clientes!
- Delinear processos para converter leads em visitantes e visitantes em clientes: sem processos, a conversão fica mais difícil.
- Ter uma régua de relacionamento para os clientes ativos, dividida por planos: isso vai ajudar, inclusive, na renovação.
- Criar uma oferta irresistível para oferecer para clientes inativos: essa oferta deve ser, de preferência, digital, uma vez que grande parte de quem deixa sua academia é por causa de falhas no atendimento.
- Aplicar a estratégia master para retornar clientes inativos: ela consiste, basicamente, em criar a oferta, comunicar a oferta, “empilhar” interessados em um grupo de WhatsApp, oferecer a oferta.
Cada um desses pontos já foi relatado em outros artigos da REF&H, mas você encontra cada uma dessas estratégias em detalhes no Portal Vendas em Academias. Confira aqui!