Para começar, o Feedback é uma ferramenta essencial na gestão de pessoas e no desenvolvimento de equipes. É um processo que fornece informações para alguém ou para um grupo. Fundamental que ele seja direcionado ao desempenho profissional com o objetivo de incentivar o crescimento e a melhoria contínua sempre. Feedback muitas vezes é o “vilão” nas relações humanas, porque muitos gestores desavisados o utilizam como corretivo e critica, nem sempre construtiva.
O feedback positivo reforça comportamentos desejados; o construtivo, identifica áreas que necessitam de aprimoramento.
Para um feedback bacana, vale pensar em pontos fundamentais como:
- Quanto mais específico, mais confiável: feedback vago pode ser confuso. Ao invés de dizer “bom trabalho”, detalhe o que exatamente foi bem feito. Por exemplo: “sua apresentação foi clara e bem estruturada, especialmente na parte em que você explicou os resultados das vendas”.
- Não perca tempo, seja oportuno: o feedback próximo do evento, ajuda a pessoa a lembrar do contexto e aplicar as sugestões de forma mais eficaz e recorrente.
- O certo e o errado equalizados: traga os pontos de melhorias e suas justificativas e incentive os pontos positivos a se tornarem constantes.
- O foco é o comportamento e não a pessoa: critique ações ou comportamentos específicos, não a personalidade. Em vez de “você é desorganizado”, prefira “notei que houve atrasos na entrega da tarefa. Vamos discutir formas de melhorar isso?”.
- Envolva o outro: pergunte se a pessoa percebeu seu próprio desempenho e incentive uma discussão aberta. Isso pode levar a insights valiosos e um plano de ação conjunto.
O que é o Feedforward
Já o FeedForward é complementar ao feedback, focado em orientações futuras em vez de revisões passadas.
A ideia é fornecer sugestões e orientações sobre como melhorar o desempenho e alcançar objetivos futuros. Normalmente está associado aos planos de ação que levam as pessoas a experimentar novas formas de agir e melhorar. Aprendizado contínuo (life long learning) é uma maneira de incentivar a constância de novas práticas!
Algumas dicas sobre a prática do FeedForward que particularmente acredito ser uma conexão pós feedback:
- Futuro sempre: diferente do feedback, que analisa eventos passados, o feedforward se concentra em ações futuras. Por exemplo: “da próxima vez, você pode tentar usar mais exemplos práticos para exemplificar melhor suas ações”.
- Construção e positividade: o feedforward deve ser encorajador. Forneça sugestões práticas que a pessoa possa aplicar imediatamente.
- Personalize as sugestões: entenda as metas e desafios individuais para oferecer conselhos personalizados que sejam relevantes e aplicáveis.
- Envolva a pessoa no processo: pergunte o que a pessoa acha que pode melhorar e como ela planeja fazer isso. Trabalhar em conjunto para desenvolver um plano de ação pode aumentar o comprometimento e a eficácia das sugestões.
Sempre forneça sugestões claras e atingíveis. Evite ser genérico e foque em temas concretos que possam ser implementados de maneira prática e simples.
Mas como você pode integrar o Feedback e FeedForward?
Vem comigo que te explico!
Se o intuito é desenvolver pessoas, depois de fornecer feedback, use o feedforward para criar um plano de ação.
Por exemplo: após apontar áreas de melhoria, discuta estratégias e ações específicas para evitar os mesmos erros no futuro. Uma boa dica é ser você mesmo a referência. Seus exemplos pessoais e profissionais geram empatia e acolhimento para quem ouve!
Se você aplicar as melhores práticas de ambos, você vai ajudar a criar um ambiente de trabalho mais produtivo e positivo, onde as pessoas se sentem apoiadas e motivadas a alcançarem seus objetivos.
Aposte também na boa comunicação, específica e construtiva, sempre com um olhar para o futuro e para as oportunidades de desenvolvimento.