Ampliar o faturamento pode acontecer de diversas maneiras em um negócio fitness: novos planos, maior retenção, produtos adicionais, parcerias, eventos etc. Certamente você já deve ter atuado em 2 ou mais, tendo sucesso ou não.
Como não se pode negar que a maior frente de qualquer negócio, seja ele fitness ou não, é o foco na venda de novos planos, faz-se necessário um trabalho intenso de receita paga, vulgo marketing, para atrair novos leads para seu funil e ir trabalhando para que se tornem clientes. Com o marketing digital cada vez mais presente, essa estratégia pulveriza anúncios e quem cair na rede, se torna oportunidade para negócios.
E, cada vez mais, essa captação é tão pluralizada que atinge pessoas que fogem do nosso foco de atuação e, certamente, tornam árdua a tentativa de venda.
Olhando por esse aspecto, é notório o sucesso de algumas empresas que decidiram olhar com uma lupa para seus clientes e começaram a entendê-los com mais profundidade. E o sucesso começou a vir quando acertaram as pessoas que realmente queriam atender e atrair para o negócio.
Foi-se o tempo que conhecer dados demográficos, como idade, sexo e endereço completavam o conhecimento adequado para atrair as pessoas certas. Mas a especificidade é conhecer os comportamentos de compra que esses clientes possuem e que podem ajudar a focar nas 2 ou 3 personas que você realmente precisa vender.
Quem quer vender para todos, acaba não vendendo para ninguém!
Se esse termo de persona é novo para você, fique tranquilo que vou explicar de uma forma breve. Persona é um termo utilizado pelas metodologias de experiência do cliente que busca trazer à tona a especificidade e detalhamento dos perfis de pessoas. São envolvidos dados demográficos como idade, sexo, nível socioeconômico, endereço de residência; mas principalmente, dados comportamentais como perfil de compra, valores pessoais, rotina de vida, o que fazem nos seus momentos de lazer, com quem convivem e muito mais. Esses elementos trazem um maior conhecimento da pessoa e consecutivamente se consegue atendê-los de uma melhor maneira.
Além de atendê-los melhor, conseguimos criar campanhas de marketing mais bem direcionadas e estabelecer jornadas de compra mais assertivas.
Ou seja, vender para 2 ou 3 personas pode ter muito mais êxito, com menos recursos ou pelo menos, sem deixar dinheiro na mesa.