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Avaliação 3C2F na natação

Colunista: Marcelo Barros de Vasconcellos

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Conforme descrito no livro Natação Monitorada, existem cinco variáveis que são importantes refletir quando se avalia um aluno na natação.

Quanto precisa CONHECER sobre a avaliação?

Os testados devem ter perfeito conhecimento da técnica e do procedimento de aplicação da avaliação. Para isto, é necessário que o teste de natação seja entendido por quem a ele se submete. O aluno precisa ser orientado que o teste não é algo excludente, mas uma ferramenta pedagógica que serve de parâmetro para avaliações futuras. O teste não pode ser traumático para o aluno. O total esclarecimento sobre o teste irá permitir que o testado execute de forma mais natural possível e sem medo de ficar reprovado.

Como realizar a COMPARAÇÃO da avaliação?

Existem duas formas de comparar os resultados das avaliações efetuados na natação, a autocomparação e heterocomparação. A primeira se refere a comparar o aluno com ele mesmo, por exemplo: na avaliação diagnóstica foi constatado que o aluno 1 realizou apneia (bloqueios da respiração) embaixo d’água por um tempo máximo de 10 segundos e, um mês depois, conseguiu realizar em 11 segundos. É possível afirmar que houve melhora dele, entretanto, ao avaliar os outros alunos da sua turma e de outras turmas percebeu-se que a média dos outros alunos bloqueando a respiração é de 22 segundos, assim, na heterocomparação (comparação com os outros) o aluno 1 ainda não está no mesmo nível da turma, apesar de ter melhorado, ele tem uma habilidade 50% menor que os do mesmo nível.

Qual CRITÉRIO deve ser utilizado na avaliação?

É possível adotar um critério técnico, que identifique se o aluno alcançou ou não os objetivos que lhe foram propostos em cada fase de aprendizado. Para isso, sugere-se avaliar se em relação ao objetivo ele foi: (   ) alcançado (   ) parcialmente alcançado (   ) não alcançado. Existem diversos tipos de teste e seus critérios, entretanto, cabe ao professor de natação elaborar/adaptar critérios mais próximos da realidade da sua turma, que possam ser alcançados por seus alunos.

Qual a FINALIDADE da avaliação?

Segundo American College of Sports Medicine, existem pelo menos quatro finalidades para se realizar um teste:

  1. Educação dos participantes acerca do seu atual estado de aptidão em relação aos padrões relacionados à natação correspondentes a idade e sexo.
  2. Fornecimento de dados úteis na elaboração das prescrições dos exercícios, de forma a abordar todos os componentes que necessitam serem aperfeiçoados.
  3. Motivação dos participantes pelo estabelecimento de objetivos razoáveis e alcançáveis.
  4. A coleta de dados de acompanhamento que tornam possível a avaliação do progresso por parte dos participantes dos programas de exercício.

Quando dar FEEDBACK da avaliação?

Existe a necessidade de verificação da prática da natação, de forma objetiva e criteriosa, indo além das avaliações subjetivas, feitas na borda da piscina somente através das observações do professor e sem feedback (resposta ao aluno de como ele se encontra). A utilização de feedback tem efeito motivacional na aprendizagem da natação quando comparada com ausência de fornecimento de feedback. Ao longo do processo de aprendizagem, o feedback recebido durante e após as tentativas de prática é um elemento importante no processo de resolução do problema motor e torna o comportamento mais consistente e eficiente. Dentre diversas formas, o feedback pode ser fornecido ao aluno após tentativas consideradas boas, ou seja, as tentativas em que o aprendiz apresenta algum grau de eficiência ou sucesso na tarefa, ou, ainda, após tentativas ruins, nas quais o movimento apresentado é normalmente ineficiente ou com maior grau de insucesso, em relação às outras tentativas feitas.

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