O ACSM (American College of Sports Medicine) anualmente lança um relatório que traz as 20 principais tendências do fitness em diversos países, como Estados Unidos, Austrália, Espanha, Portugal, Itália, União Européia e, inclusive, o Brasil.
Muitos stakeholders do mercado ficam de olho nesse relatório para buscar novidades e concentrar os recursos nas principais tendências. Por muitas vezes, até novos negócios surgem voltados para serem pioneiros em atender a essa demanda.
Todavia, vale ressaltar que um estudo de tendências avalia diversos aspectos muito amplos para se afirmar que algo ocorrerá: comportamentos sociais, evoluções tecnológicas, desenvolvimento social, índices governamentais, legislações etc. Muitas pesquisas são realizadas para ter um cruzamento de dados afim de se prever uma tendência.
Kotler ainda traz 3 formas de tendências:
- Modismo: são aquelas corriqueiras e que não apresentam mudança cultural. Alguém ainda se lembra das paletas mexicanas aí?!? Muitas vezes impactadas por algum famoso ou marca já relevante.
- Tendências: já alteram a cultura da sociedade que tem contato e trazem novos patamares para o mercado que estão inseridas. Alguém duvidada que as academias low cost ganhariam mercado?!?
- Megatendências: influenciam gerações e mudam conceitos de vida da sociedade. Um caso emblemático é a chegada da internet na vida humana que alterou a forma como se vive.
Independentemente do tamanho da tendência, diversos aspectos são analisados e sempre – reforço que sempre – os clientes finais estão envolvidos, pois são eles que aprovam ou cancelam uma ideia ou tendência.
E está aí o ponto principal desse artigo, onde os alunos e clientes do fitness precisavam ser ouvidos, analisados e entendidos para se definir novas tendências.
Raimar Richers, um dos primeiros especialistas em marketing no Brasil escreveu:
É preciso entender para atender.
Quem sabe se perguntarmos aos usuários, talvez não apareça que personal trainer ou tecnologias vestíveis sejam o que eles querem para seus futuros. Muito provável que um bom atendimento e resultados garantidos venham em primeiro para garantir uma boa experiência!
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