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Criar conteúdo ou anunciar? O novo dilema dos canais digitais no mercado fitness

Colunista: Fábio Cantizano

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Lembra de como o conteúdo fitness era consumido tempos atrás, antes das redes sociais mais populares?

Me recordo perfeitamente quando comprava na banca de jornal as revistas JMF e Super Treino, a banca ficava perto da academia que eu dava aula. Ambas enfatizavam bastante os benefícios de rotina fitness, trazendo em suas capas atletas renomados de fisiculturismo ou os profissionais mais badalados do momento. Por mais que o Google já atuasse com vigor, essas revistas tinham lugar especial nas mentes dos amantes da musculação.

Lembro também que eu aguardava ansiosamente por 2 meses a publicação das edições para conferir as sessões de perguntas e respostas, onde um nutricionista renomado ou treinador respondia perguntas enviadas pelos leitores. Era sensacional!

Hoje em dia, todos os colunistas e personalidades que lutavam por uma oportunidade de visibilidade nas revistas são capazes de gerar suas audiências em redes sociais, fortalecendo suas marcas sem a edição exigida por veículos de terceiros. Uns se destacam, outros nem tanto, porém, o que os diferencia é a qualidade percebida pelas audiências sobre o conteúdo.

Estamos falando de pessoas, embora sua academia tenha uma marca dotada de personalidade para servir de referência em conhecimento para seus clientes. Qualquer pessoa que pesquise sobre fitness e wellness na região onde sua academia está localizada deveria se deparar com um link que a leva ao canal oficial da empresa.

O dilema

Criar conteúdo ou anunciar? Por que “ou” e não “e”? A maioria das empresas consegue fazer os dois. O que falta é estratégia para aproveitar os benefícios de cada ação. A falta de estratégia leva menos visitantes ao site e ao negócio, além de desperdiçar rios de dinheiro em campanhas mal planejadas.

Sempre passeio pela internet para analisar o que as academias estão publicando como “conteúdo de marca”. Estamos realmente vivendo uma era de “mesmices” nos canais digitais dos negócios fitness. Todos publicando sobre as mesmas coisas, sem profundidade e sem a personalidade da marca.

Se sua academia oferece serviços de saúde e qualidade de vida através do exercício físico, deveria ser referência em educação com conteúdo sobre tudo aquilo que influencia os resultados do cliente, para que eles nunca busquem informações nos canais de blogueiros e celebridades.

Lembre-se: quando falamos de resultados através do exercício físico, qualquer atalho se torna mais atraente para o cliente. Por isso, blogueiros e influencers são tão populares hoje em dia.

Seu negócio não está em uma feira de bairro

Ande por uma feira de bairro para presenciar a verdadeira guerra de slogans e chamados para as barracas. Quando você não produz conteúdo de qualidade para sua marca, é obrigado a participar de uma verdadeira feira virtual, uma guerra de panfletos digitais, tudo para chamar a atenção dos potenciais clientes!

O anúncio é extremamente útil para que o potencial cliente ache sua empresa nos canais de busca ou durante visita a sites que contêm espaços para anúncios, assim como para sua marca surgir no feed do potencial cliente quando está entretido nas redes sociais. Mas e depois, quando ele chega ao canal principal para avaliar o que sua empresa tem a oferecer, o que encontra?

De que forma seu negócio fitness se destaca dos demais quando o potencial cliente clica no anúncio? Não pense você que ele não irá clicar nos anúncios dos concorrentes, seria uma forma de otimismo letal para seu negócio.

O cliente que pisa em sua recepção para uma visita já sabe como sua academia é, assim como o concorrente. Os canais digitais servem para isso também!

Em menos de 2 minutos você consegue contratar uma agência de marketing digital para fazer a “gestão de tráfego pago” da sua empresa, ou seja, estamos vivendo um boom de agências que oferecem serviços de anúncios e criação de conteúdo para empresas de todos os portes.

O que torna a situação grave é o fato da maioria delas não serem especializadas em nosso mercado, o que fatalmente pode levar sua marca para o universo da “mesmice” das publicações on-line. Isso exige mais investimento em anúncio e menos resultados orgânicos.

Para que sua marca tenha bons resultados, criar conteúdo estratégico e anúncios, além de saber avaliar o trabalho da agência contratada é essencial para não desperdiçar dinheiro.

Sabe qual a maior dificuldade nos três pontos citados acima? Entender realmente o que é um conteúdo estratégico!

Assista ao vídeo abaixo para entender o que é conteúdo estratégico, a partir e um case de uma empresa de fora do mercado fitness e como ela pode estar sendo mais eficaz que as marcas do nosso mercado na arte de educar o potencial cliente.

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