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Patrocínio e formas de parceria para natação

Colunista: Marcelo Barros de Vasconcellos

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Para que os nadadores consigam conquistar medalhas, em pódios internacionais, muitos deles precisaram investir a longo prazo. O resultado a ser atingido pelos nadadores às vezes requer anos de investimento, tais como o de dois ciclos olímpicos (8 anos).

No entanto, existem empresas que não querem esperar tanto para adquirir resultados deste investimento ou só querem investir quando o nadador conquista uma medalha olímpica. Sobre essa segunda opção, o jornal o Globo noticiou em 2008 que após o nadador Cezar Cielo ganhar medalha nos Jogos Olímpicos de Pequim o seu patrocínio foi multiplicado por 10.

A busca por retorno a curto prazo faz com que muitos nadadores com potencial Olímpico não recebam investimento ou parem de nadar no momento de decisão entre a carreira profissional ou esportiva (entre 15 e 18 anos). A falta de apoio ou patrocínio “obriga” o nadador a escolher uma profissão que lhe permita não depender das medalhas para seguir na trajetória esportiva.

Formas de patrocínio e parcerias

Neste contexto de investimento, em que os nadadores precisam de apoio a longo prazo, o tema que será abordado neste texto são quatro formas de parcerias e patrocínios, assim como suas definições para que o professor de natação, gestor de atividades aquáticas, ou até mesmo o nadador, possam identificar o que necessita e onde recorrer para conseguir a “ajuda” necessária para continuar focado no resultado do ciclo olímpico na natação.

Apoio ou Colaboração

Pode-se dizer que o nadador é apoiado quando uma empresa ou personalidade ajuda de alguma forma, por determinado tempo, na carreira do atleta. Em geral, apoio ou colaborador é oferecido à escola de natação onde o atleta treina ou diretamente para o nadador por meio de fornecedores ligados ao segmento aquático, em forma de descontos, doações, permissões, cedendo pessoal (professor, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta) e/ou infraestrutura (piscina, academia, local para o atleta treinar, equipamento) ou ainda, doando materiais, brindes, convites, bolsas de estudo, entre outros tipos de suporte. Ser apoiado significa não receber dinheiro e sim “vantagens” do colaborador.

Patrocínio

Recebe-se este quando uma empresa investe recursos financeiros que serão usados com o nadador, com o objetivo de obter retorno de marketing (merchandising) através da explosão publicitária das competições, das entrevistas, materiais de jornais, mídias sociais etc. Normalmente, o patrocínio tem o direito de explorar a imagem do atleta em seus produtos ou serviços e o atleta se compromete a usar o uniforme com a marca visível da empresa e agir de acordo com os padrões éticos estabelecidos por ela. Importante destacar que as ações do atleta podem repercutir positivamente ou negativamente na imagem da marca patrocinadora. Em 2016, por exemplo, o nadador americano Ryan Lochte perdeu seus patrocinadores oficiais Speedo, Ralph Lauren, uma marca de cosméticos e outras de colchões após falsamente alegar que foi vítima de um assalto no Rio de Janeiro. De acordo com a revista americana Forbes, o prejuízo do atleta pode ter sido de R$ 5 a 10 milhões a longo prazo.

No Brasil, como imagem positiva, pode-se citar o caso recente (2022) do nadador Samuel de Oliveira Lopes, de 15 anos, considerado nova promessa da natação que fechou patrocínio com o Mackenzie. Para André Ribeiro, Diretor de Estratégia e Negócios do Mackenzie, Samuel é um atleta especial em diversos sentidos:

Ele tem uma família muito bem estruturada, uma formação com princípios cristãos e o Mackenzie tem essa tradição de patrocinar atletas de ponta. Ele agora entra para essa família mackenzista, com diversos atletas excelentes. Para nós, é a continuidade de um projeto, sempre atento a novos talentos, que não sejam apenas ‘para ganhar medalhas’, mas em especial que possam ser exemplos e inspiração para essa garotada, no comportamento, na fé e também nos resultados.

Daniel Grandolfo, superintendente de Comunicação e Marketing, complementa:

O Samuel é um rapaz talentoso e disciplinado, um campeão nato, associá-lo à imagem do Mackenzie será uma alegria, ele representa o perfil de atleta que admiramos.

O patrocínio pode se subdividir quando o custo mensal ou anual do nadador é alto pois envolve muitas viagens para competições em outros países e equipe de multiprofissionais para seu desempenho, alguns nadadores fracionam o valor total em cotas de Co-Patrocínio. Assim, chama-se de co-patrocinador quando mais de uma empresa de ramos de atividades diferentes investem recursos financeiros no mesmo atleta. Neste caso, os custos anuais do atleta são transformados em cotas, que podem ser de diferentes valores. É importante que o número de cotas não seja muito grande, uma vez que tal fato diminuirá a fixação da marca do patrocinador devido à “mistura” de muitas marcas /patrocinadores na mochila, camisa, touca do nadador etc.

Mecenato

É um termo usado quando o patrocinador do nadador faz uma ajuda sem pedir nada em troca. Normalmente, o patrocinador mecenato é discreto e não gosta de ter seu nome vinculado à ação de investimento no atleta. O nome vem de mecenas: fazer o bem sem olhar a quem.

Doação

Situação muito comum em projetos sociais filantrópicos que ajudam nadadores a alcançar seus objetivos. Tem como características não se fazer grande divulgação do nome do doador. O doador pode deduzir o valor doado no imposto de renda.

Você que é empresário no segmento de atividades aquáticas, veja o quanto pode obter de retorno a longo prazo ao investir em atletas de natação, sobretudo, o apoio, patrocínio ou doação para um nadador pode oportunizar a prática de natação e ajudar na formação de valores de um cidadão, pois muitos nadam pela saúde, qualidade de vida e podem nunca se tornar um campeão olímpico, no entanto, são campeões de alegria, cooperação, ética, patriotismo e levam o aprendizado da água para a vida!

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