Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

A verdade que ninguém nunca contou a você sobre ter pessoas pouco qualificadas na equipe

Colunista: Noara Pozzer

Publicidade

Ser um líder de sucesso dentro de uma empresa é fundamental para que as vendas sejam crescentes e os resultados satisfatórios. Mas o que fazer quando há pessoas pouco qualificadas na equipe?

Bem, uma mão de obra pouco qualificada pode até parecer, em um primeiro momento, um problema fácil de resolver. Muitos empreendedores e gestores acreditam que vale a pena o risco, na esperança de que a experiência traga qualificação aos colaboradores.
Porém, a realidade pode ser muito mais complexa. São perdidas oportunidades preciosas de vendas quando a equipe não está preparada para atender às demandas necessárias.

Hoje vamos conversar sobre alguns dos problemas enfrentados por empresas que têm pessoas pouco qualificadas na equipe. Há algumas verdades que nem sempre te dizem, mas que não podem ser ignoradas. Confira!

Problemas de uma equipe pouco qualificada

O mercado passou por mudanças drásticas no cenário internacional a partir de 2008, com a crise que afetou os Estados Unidos. No Brasil, o problema demorou um pouco mais a chegar, começando a dar as caras por volta de 2012 a 2013. Só que a “marolinha” virou um tsunami.
Estamos, até hoje, enfrentando os reflexos dessa situação que, associada à crise política, deixou muitas companhias à mercê de uma instabilidade perigosa. As vendas caíram muito.

Somente uma equipe bem qualificada consegue driblar as dificuldades para fechar novos negócios nesse cenário atual. E quando isso não acontece, o gestor ou líder tende a passar por maus bocados. Confira alguns deles abaixo.

1. Poucos clientes novos

Pessoas pouco qualificadas na equipe não costumam ser boas protagonistas na conquista de novos clientes. É fundamental permanecer em contato com o público alvo e captar o interesse dele para conhecer o que a empresa tem a oferecer.
Uma carteira de clientes estagnada ou que esteja diminuindo não é saudável para negócio algum. Isso se revela tanto no curto como no médio e longo prazo.

2. Poucas vendas

Toda liderança sabe muito bem da importância de alcançar metas, seja para manter o fluxo de caixa ou para que os negócios continuem crescendo e prosperando. Só que com pessoas pouco qualificadas na equipe, acontece o oposto disso. As vendas se tornam cada vez mais escassas. Isso é fatal para a saúde financeira da companhia.

3. Perda de espaço no mercado

As cicatrizes que um grupo de pessoas pouco qualificadas na equipe deixa na empresa é profunda. Principalmente em um mercado tão competitivo como o atual. Se você não tiver colaboradores bem preparados, a concorrência pode abrir vantagem e sair na frente nesse quesito. Sendo assim, os clientes que lhe restam podem acabar migrando para quem oferece os melhores serviços e condições.

O que fazer diante disso tudo?

Se a sua empresa está passando por alguns desses gaps, é primordial que seja realizado um processo de alinhamento de expectativas. Um bom planejamento pode ser a saída para contornar a situação.

A forma mais adequada de programar e executar uma solução eficiente para o problema de pessoas pouco qualificadas na equipe é oferecer treinamento. Felizmente, há uma série de consultorias comerciais e workshops capazes de diagnosticar quais são as suas principais dores e como lidar com elas.

Grande Abraço!

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar