Vou ilustrar esse artigo com um caso recente: em setembro de 2024, estive no Conference ACAD Brasil RJ, mediando uma mesa redonda com tema “vendas”. A dinâmica era a seguinte: os gestores relatavam suas principais dificuldades com vendas em post-its e todos os participantes escreviam possíveis soluções.
Um dos participantes, proprietário de uma academia com piscina no Rio Grande do Sul, relatou a dificuldade que tem, nos meses frios, de fazer os alunos frequentarem as aulas de natação.
Enquanto a dinâmica rolava, eu sugeri a ele uma solução que já tinha utilizado em um evento que eu realizo anualmente:
“Por que você não coloca um serviço de shuttle (transporte) da casa dos alunos para a academia?”
Qual não foi minha surpresa quando ele disse que nunca tinha pensado nisso, mas que já utilizava essa estratégia com as crianças que frequentam a natação!
Ou seja, ele já tinha a solução nas mãos, mas não conseguia enxergá-la!
Eu GARANTO: você TEM a solução para a maior parte dos problemas nas suas vendas, falta apenas PERCEBÊ-LAS! Seu conhecimento, o benchmark que você faz participando de grupos de gestores, as consultorias que você já fez, deixam em você uma bagagem com a solução para cada um dos seus problemas. Mas, se não enxerga, não consegue aplicar e, mesmo enxergando, pode, ainda assim, não conseguir aplicar, por absoluta falta de PLANEJAMENTO!
A partir do momento que você para e pensa o seu negócio – o que eu chamo de TPP – você consegue “planilhar” seus problemas e pensar nas possíveis soluções!
O que acontece, entretanto, é que muitos gestores ficam como o sapo naquela história da panela de água quentinha: vai se acomodando, se acomodando e depois fica difícil sair da situação ruim que se instalou.
Pare, pense e planeje! Você TEM a solução para seus problemas!