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Treinamento da equipe de vendas

Colunista: Leonardo Allevato

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Sua equipe de vendas atua ATIVAMENTE convertendo visitantes em clientes, relacionando-se com clientes ativos e retornando clientes inativos? Responda SINCERAMENTE!

Além disso, provavelmente você vive reclamando da sua equipe de vendas e tem um rodízio muito alto de seus membros.

Talvez tudo isso fosse diferente se você tivesse em mente a máxima sobre funcionários ruins:

“Contratou mal, treinou mal ou
está demorando pra mandar embora.”

A notícia boa é que você não precisa mandar todo mundo embora, em um primeiro momento, se você tiver um planejamento de treinamento e desenvolvimento para a equipe de vendas.

Quando se refere a “treinamento e desenvolvimento (T&D)” entende-se que “treinamento” tem a ver com a parte técnica (hard skills) e “desenvolvimento” tem a ver com as habilidades interpessoais (soft skills).

Pense bem se o “treinamento” de novas recepcionistas, na sua academia, não é assim: a recepcionista mais antiga (ou a que vai sair) treina a que está entrando, depois essa treina uma outra que vai entrar…

Já brincou de telefone sem fio para ver no que dá?

Assim, você precisa desse planejamento de T&D, mas antes disso, é preciso que VOCÊ, gestor, desenvolva-se como pessoa. A partir daí, fica fácil desenvolver sua equipe como indivíduos únicos! Para isso, você precisa escutar a equipe, mais do que falar! Reuniões diárias – que podem ser feitas através de troca de mensagens pelo WhatsApp podem ajudar muito nessa questão.

Em relação ao treinamento, “falar” com a equipe nunca foi e nunca será um treinamento, que pressupõe uma estrutura de ensino planejada; entendendo, também, que ele pode ser interno (ministrado por alguém de dentro da academia) ou externo (ministrado por alguém de fora da academia). Ambos possuem suas vantagens e desvantagens.

Se o treinamento constante não adiantar, aí sim, chegou a hora de demitir e contratar de forma correta!

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