Um dos maiores gargalos nas vendas das academias é o baixo índice de conversão de visitantes em clientes (ICV). Se você recebe 100 visitantes em um mês e 50 se tornam clientes, você tem um ICV de 50%. Não me arrisco a falar de números ideais para esse índice, mas a verdade é que você precisa trabalhar para ele ser cada vez maior! E, para melhorar, é preciso responder à pergunta: “o que a sua equipe faz com quem visita a sua academia?”
Cumprimentar, se apresentar e fazer o tour de vendas é básico, mas E SE o cliente não fechar a venda naquele momento?
Dois cenários são possíveis: a equipe não cadastra os dados de quem visitou e não fechou e, assim, fica impossível fechar essa venda. A segunda possibilidade é, de fato, cadastrar todos aqueles que visitam a sua academia. Se sua equipe faz isso, parabéns! Mas qual é o próximo passo?
Mais uma vez, dois cenários são possíveis: não fazer nada com esses dados (ou realizar algumas poucas ações) ou realizar tantas ações quanto forem necessárias para fechar a venda ou receber um não definitivo (você ainda pode tirar proveito desse “não definitivo”).
Mas qual seria a atitude ideal para esse momento crucial para as vendas?
- Se sua equipe não cadastra os visitantes, mude esse procedimento imediatamente!
- Se sua equipe cadastra os visitantes, mas não faz nada com esses dados ou realiza apenas algumas poucas ações para tentar fechar a venda e logo desiste, PARE de cadastrar os visitantes!
- O ideal, nessa situação, é cadastrar o visitante e, se ele não fechar naquele momento, realizar ações planejadas e controladas, com acordo de datas, até que se feche a compra ou se receba um “não” definitivo.
Somente assim você vai conseguir aumentar seu ICV e melhorar suas vendas!
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