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Se você não tem bem definido o público da sua academia, provavelmente você atende todo tipo de pessoa em sua empresa! Isso pode se transformar em um grande problema, uma vez que os processos de atendimento podem variar de acordo com cada público, incluindo-se nesse ponto, a forma como abordar e como falar com cada cliente.
Quando alguns clientes podem se transformar em problemas potenciais, minha sugestão é: DEMITA SEU CLIENTE! Isso significa que você não deseja mais tê-lo como cliente em sua academia. Posso relacionar aqui pelo menos uma dezena de casos de academias que mantêm clientes problemáticos porque não querem abrir mão do pagamento deles. Minha pergunta é: quantos pagamentos você está perdendo de outros clientes que saem da academia por causa desse cliente indesejado?
As renovações de planos, incluindo-se as mensalidades – renovadas mês a mês – devem ser consideradas no seu planejamento de vendas! Focar apenas nas novas vendas nem sempre garante a sustentabilidade financeira do seu negócio.
Nesse sentido, cuidar para que haja esse ciclo de renovação pode significar muitas vezes demitir um ou outro cliente que esteja causando problemas no ambiente da academia, levando (muitos) outros a deixarem de renovar. Para esses casos, tenha uma conversa franca com o cliente problemático e se os problemas persistirem diga que terá que devolver os valores a receber e convidá-lo a procurar outra academia.
Acredite, isso fará muito bem para o ambiente da sua academia e o suposto prejuízo será compensado com a permanência dos outros clientes! Clientes “ácidos” podem arruinar um negócio! Não deixe que seja o seu!
Boas vendas!