Black Friday é um período anual onde as empresas realizam ações promocionais para gerarem picos de venda em um curto espaço de tempo.
Observo dois problemas nessa data:
Primeiramente, a quantidade de promoções pode fazer com que a sua oferta passe totalmente despercebida. Em segundo lugar, se você apenas divulga sua oferta e espera as pessoas comprarem, pode não ter tanto resultado quanto poderia ter!
Para melhorar isso, planejamento é fundamental!
Se você executar minimamente a estratégia abaixo, seus resultados serão bem diferentes do que simplesmente divulgar sua oferta no dia da Black Friday, quando todas as empresas estarão competindo pela atenção do consumidor!
Siga esses passos para fazer sua Black Friday bombar:
- Defina a sua oferta irresistível.
- Crie uma landing page.
- Tenha um produto (ou escolha o plano que você vai vender).
- Limite a quantidade de vendas da oferta.
- Defina seu público.
- Antecipe a comunicação em vários canais.
- Crie um grupo de WhatsApp.
- Capte leads e jogue eles para dentro do grupo.
- Aqueça o público dentro do grupo.
- Prepare FAQs para antecipar objeções e qualificar melhor o lead.
- Sua comunicação tem que passar pelo senso de urgência, escassez e exclusividade para ir gerando desejo na audiência.
- Prepare sua equipe de vendas para atender a demanda.
- Revele a oferta em um determinado dia.
- Abra o carrinho no dia seguinte.
- Defina a quantidade dias de vendas e, no último dia, faça um contato individual pelo WhatsApp com quem não comprou reforçando que é o último dia da promoção.
- Vá retirando as pessoas que comparem e coloque-as em um outro grupo:
- Para quem comprou: ofereça um upsell ou um cross-sell.
- Para quem não comprou: ofereça um downsell.
- Monitore os resultados.
E o mais importante: tenha processos delineados e a equipe treinada especificamente para esse momento!
Depois me conta como foi!
P.S..: Eu fiz uma live explicando mais detalhadamente todo esse processo e que está disponível no Portal Vendas em Academias. Clique aqui para conhecer o portal.