Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Um simples estágio? – Parte 1

Colunista: Tufic Derzi

Publicidade

Nessa coluna, vou apresentar Felipe Macedo, ex-supervisor de Inteligência da Rjz Cyrela, ex-coordenador de inteligência da Tegra e, hoje, gerente comercial da Direcional que, há alguns anos, me enviou um e-mail.

“Tufic, acho que a entrevista em que consegui o meu estágio é digna de nota. Talvez seja uma boa ideia para os seus alunos.

Fui informado da entrevista na véspera e, como a maioria das pessoas, nunca havia escutado falar da SCJ. Como vou para uma entrevista sem saber nada da empresa? Como vou dizer que quero trabalhar lá se não conheço a empresa? Resolvi entrar na Internet e ler o máximo possível da marca. Só que tive a sorte da SCJ não ter nenhum site.

Como é de se imaginar, entrei em desespero; parecia uma situação sem saída. Então resolvi entrar em contato com um colega que estagiava lá e perguntar quais eram todos os produtos que a empresa vendia.

Depois disso, fui ler as embalagens dos produtos da marca que havia aqui em casa. Nada, nada!

Desisti e fui para sua aula refrescar a cabeça torcendo para ter algum insight! Foi aquela aula de venda de projetos. O cara da Walmart chegou atrasado e sentou exatamente na minha frente. Foi nessa hora que tive o insighht! Saí da faculdade e fui direto para o Walmart.

Lembrando da máxima do Paco Underhill “nem mesmo um diretor de MKTG fala melhor da estratégia da sua empresa do que a disposição do produtos na gôndola de um supermercado”, resolvi observar todos os produtos da empresa. Mas foquei mesmo na área de Ziploc e Ceras que era o setor da empresa onde minha vaga de estágio se localizava.

Entrei em contato com vários funcionários do supermercado de todas as áreas, perguntando qual era o melhor produto e qual que mais vendia. Fingi de comprador e travei contato com pessoas que estavam efetivamente fazendo compras. Quando dei por mim, já tinham passado 3 horas dentro do mercado.

Resolvi ir embora levando o produto que me chamou mais a atenção: uma cera para carros que vinha com um abridor de latas, uma revista e, ainda, custava menos de um terço das ceras da SCJ.”

CONTINUA…

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar