Quando subimos uma montanha, vemos o melhor do sol. Ele vai representar aqui nosso $uce$$o profissional. Se estivermos em um vale entre as montanhas, as sombras ficam mais acentuadas.
Há alguns dias, recebi um zap de um professor universitário – com mestrado – com os seguintes dizeres: “Estou passando por uma situação desesperadora, sem dinheiro para alimentar minha família. Se puderem fazer doações, agradeço”. Pensei que fosse um golpe e fomentei que ele me enviasse um vídeo para confirmar. Ele me disse: “Mestre Tufic, sou eu mesmo. Muito frustrante passar por essa situação nesse momento da vida.”
Minha resposta? “Amigo, todos nós um dia podemos passar por isso. Eu já entrei em um supermercado para comprar uma dúzia de ovos e não tinha 1 real. Passei um cheque que sabia não ter fundos. Corri, ministrei uma aula particular de Xadrez, recebi e fui direto depositar no banco.”
Então saiba que, em nossa caminhada, passaremos por vales e montanhas. Temos que nos adaptar aos diferentes terrenos. E como fazer isso? Com equipamentos certos: conhecimento e competência. Vários profissionais fomentam e sabem apenas uma atividade – o que para mim, é um erro.
Hoje não tenho problemas financeiros, pois ao longo da minha vida, aprendi bastante, o que me permite trabalhar com Anatomia Humana, Marketing, Organização de Eventos, Xadrez Escolar, Palestras (Vendas, Atendimento e Motivação) e coordenar várias pós-graduações a distância. Ah! e sou professor concursado no município do Rio de Janeiro e professor universitário.
E você, vai continuar no mesmo lugar?
Ficou interessado nesse artigo?
Assine a REF&H por R$ 120,00/ano e tenha acesso a mais de 300 artigos, além de todo o acervo (mais de 2000 artigos) disponível em formato digital em nosso site.