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Posicionamento – Parte 3

Colunista: Tufic Derzi

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Nessa coluna, continuo com o assunto abordado nas duas  edições passadas e enviado para mim pelo professor PC Chieza:

“Dando seguimento ao tema Posicionamento, iremos abordar os quatro direcionamentos que uso para determiná-lo. Mas antes vale a pena citar dois pontos determinantes ao posicionamento: segmentação e diferenciação.

Refiro-me a segmentar como “separar para unir”, ou seja, manter públicos de interesses distintos, misturados em um mesmo ambiente, não é recomendado para atender satisfatoriamente, o que imediatamente nos leva à diferenciação: de que adianta criar produtos (bens ou serviços) inovadores e únicos, se não atendem aos interesses daqueles consumidores?

Mas vamos aos quatro direcionamentos:

  1. Classe econômica: definir o extrato econômico tendo como base a renda média familiar, lhe dará uma grande segurança se o local do empreendimento comporta o posicionamento escolhido, levantar a renda per capta da localidade é um enorme passo.
  2. Modelo de negócio: eu usava apenas quatro modelos – Botique, Training Gym, Full Service e Low Cost – mas recentemente na Europa um novo modelo está crescendo rapidamente – o FSBP – mas esse é um assunto para outro dia!
  3. Perfil do público: determinado pela maioria, ou seja, não é porque na sua academia irá treinar pai, mãe e filhos, que pode chamar o perfil de academia “Família”, não serão algumas pessoas que irão determinar, mas sim o maior percentual total, se são mulheres, idosos, crianças, fitness, maromba ou qualidade de vida.
  4. Disciplina de valor: é uma estratégia dividida em três valores, onde a empresa só é reconhecida por apenas um de cada vez, como mostrado abaixo.
    • Liderança de Produtos: o melhor, mais inovador do mercado. Ex: Apple.
    • Excelência Operacional: rapidez e eficiência. Ex: Mac Donald´s.
    • Proximidade com o Cliente: foco no relacionamento. Ex: Nubank.

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