Nessa coluna continuo com o assunto abordado na edição 132 e enviado para mim pelo professor PC Chieza:
“Como que o posicionamento pode mudar essa história?
Não se vende, sem que haja demanda! Você precisa ter um produto (bem ou serviço) que resolva algum problema, dor ou facilite a vida do seu cliente, mas para isso você precisa saber para QUEM trabalha, quem é seu público alvo, para que tenha uma comunicação assertiva, estrutura compatível, atividades que atraiam, serviços adequados e valor alinhado com a entrega!
Refiro-me a segmentar como “separar para unir”, ou seja, manter públicos de interesses distintos, misturados em um mesmo ambiente, não é recomendado para atender satisfatoriamente, o que imediatamente nos leva à diferenciação, que sem estar segmentado, de que adianta criar produtos ou serviços inovadores e únicos, se não atendem aos interesses daqueles consumidores?
Sem o posicionamento definido (e isso é determinado pela empresa), você irá contar com a sorte, o que, em negócios, não é muito saudável…
Existem muitas maneiras de se definir o posicionamento, eu utilizo de quatro direcionamentos:
- Classe Econômica
- Modelo de Negócio
- Perfil do Público
- Disciplina de Valor