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Posicionamento – Parte 1

Colunista: Tufic Derzi

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Nessa coluna, tenho o privilégio do conhecimento do professor PC Chieza – gestor com mais de 31 anos no fitness – que nos brinda com o seguinte texto:

“Há tempos que chamo a atenção de gestores de academias para esse assunto de extrema importância, o POSICIONAMENTO.

Muito se fala em marketing, atendimento, inovação, equipamentos, mas o ponto principal é geralmente negligenciado: o cliente!

Normalmente, o que é visto no mercado são academias sem o posicionamento definido ou sem estar claro. É comum vermos academias tradicionais sofrendo com a presença das Low Cost ou academias premium sendo impactadas por tradicionais e até mesmo pelas Low Cost, o que não deveria acontecer…

Mas por que isso acontece com tanta frequência?

A resposta é simples: não há uma diferenciação evidente entre elas, o que muda na maioria é o preço e a estrutura física. Vamos fazer um paralelo com restaurantes e dividi-los em três categorias: Self Service, A La Carte e Gourmet, ok?

  • Self Service: você se serve, a comida está pronta, você não pode mudar os pratos, comerá do jeito que foi feito, geralmente o local é bem cheio, para ser atendido, você precisa chamar o garçom, é “barato”.
  • A La Carte: o garçom te serve, você escolhe o prato no cardápio e pode pedir para fazer do seu jeito, há conforto com relação ao espaço, mas tem um custo mais alto.
  • Gourmet: você é mimado desde a entrada, tem um maitre e garçons à sua disposição, tem opções, não se preocupa em fazer pedidos especiais, pois o serviço já é assim, o local é de exclusividade, logo, nunca é cheio, o custo é bem elevado.

Conseguiu fazer um paralelo com a sua academia? Ela seria self service (Low Cost), A La Carte (tradicional) ou Gourmet (Premium)?

Tenho a certeza de que a maioria tem um posicionamento Frankenstein: um pedaço de cada um.”

Na próxima edição, teremos a continuação dessa “conversa” com o Professor PC.

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