O Composto Mercadológico, MIX do Marketing, Composto de Marketing ou simplesmente 4 Ps, é o conjunto de instrumentos por meio dos quais se obtém melhor ajustamento entre a oferta de uma organização no mercado e a demanda existente.
Produto
É um bem (tangível), um serviço (intangível) ou uma marca. Equipamentos, vestuário, brindes materiais são considerados bens; a série que o professor prescreve, a correção dos exercícios e a atenção dada aos alunos no controle da carga de treinamento são considerados serviços; a marca pode ser o nome e a logo da academia, bem como a logo e o nome do profissional no vestuário e/ou nos materiais utilizados pelo personal trainer.
Ponto ou Praça
O produto só tem validade se estiver ao alcance do público-alvo. Desta forma, o gestor de negócios deve se preocupar com os canais de distribuição, transporte, armazenagem e o ponto de venda. Deve estar à vista do cliente em potencial.
Por exemplo: imagine que uma academia de ginástica está localizada em uma rua com pouco trânsito de pessoas, mas com estacionamento concorrido na rua. Como as pessoas vão conhecer a academia? Imagine a dificuldade para os alunos estacionarem. É provável que algum tempo depois a academia feche e mude-se para uma região com maior trânsito de pessoas e facilidade para estacionar.
Preço
O produto ou serviço deve ser transferido ao consumidor por um valor justo e adequado. Valor é a combinação entre preço e qualidade.
Promoção
É a comunicação da empresa/produto ou serviço com o consumidor. Várias ferramentas fazem parte dela para fomentar essa ação, entre as quais: propaganda, promoção de vendas, promoção institucional, promoção de produto, merchandising, assessoria de imprensa, relações públicas (RP), eventos e mala direta.