Pesquisar
logotipo-refh-transparente

Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Você precisa calcular o ROI em seu estúdio de Pilates

Colunista: Rodrigo Perfeito

Publicidade

Como todos nós sabemos, gerir uma empresa no Brasil não é uma tarefa para qualquer um. Existem dezenas de métricas que precisam ser organizadas para que se mensure se o negócio está dando certo.

Nem preciso dizer também que a cultura do brasileiro não favorece quem trabalha com educação e saúde. E esse é mais um dos motivos que revela que não podemos simplesmente abrir um estúdio de Pilates acreditando que o mesmo irá se autogerenciar.

Apresentando mais uma ferramenta que avalia o sucesso do seu estúdio de Pilates, venho trazendo na matéria dessa edição, a métrica ROI.

O que é ROI

ROI significa Retorno sobre o Investimento (Return On Investiment). Estes investimentos são os gastos com manutenção, reposição e compra de aparelhos novos; estruturais, como: novas lâmpadas mais modernas, pintura da sala, etc; ou ainda, com publicidade. Ou seja, tudo que se está investindo para melhorias e atração de novos clientes. Cuidado para não confundir com custos fixos que são de subsistência, e não de investimento, como água, luz, condomínio, sua alimentação etc (alguns inserem a subsistência no ROI. Eu não considero, pois não vejo como investimento. Mas você é livre para inseri-los também).

Portanto, o primeiro passo é listar no papel todos os gastos com investimentos daquele mês. Lembrando que os gastos são variados de acordo com as aquisições daquele mês. É importante detalhar toda movimentação de saída da conta da empresa.

Após criada a lista dos gastos, o segundo passo é calcular todo valor arrecadado naquele mês e fazer um balancete. A meta é que o retorno ultrapasse o investimento. Portanto, faça investimentos de modo controlado.

Fica como dica: com exceção de investimentos de emergência, regule e fatie os investimentos de modo que o retorno seja algo alcançável. Não adianta investir tudo de uma vez e se apertar. Invista até onde o seu retorno alcance.

Dificuldade no controle mensal

Algumas vezes, o investimento desse mês não traz retorno imediato. Uma divulgação por entrega de panfleto pode ser vista de imediato, mas proporcionar a inscrição do seu aluno um mês à frente. Ou ainda, modernizar a sala pode te trazer retornos durante o ano todo.

A dificuldade será a de atribuir esse retorno a qual mês? Se você já calculou o ROI de janeiro, a balança de lucro já foi fechada para tal mês. Lançar essa matrícula do aluno no mês de início de suas aulas traz a sensação de que o retorno veio naquele mês, porém, o ROI é o retorno pelo investimento. Não foi na entrada do aluno que o investimento foi feito.

Poxa, Rodrigo, e agora? Para não passar por essa dificuldade, quebro o padrão. Anoto todos os investimentos e novas inscrições de alunos, e só faço o balancete do ROI no final do ano. Isso me ajuda a ter uma noção melhor do retorno sem embolar o meio de campo.

Diferença entre ROAS e ROI

Conversamos sobre o ROAS em edição passada. Este significa retorno sobre investimentos de anúncios. O ROI abrange muito mais. Não só leva em consideração os anúncios, como também, qualquer outro investimento realizado para a melhoria estrutural ou do serviço prestado no seu estúdio de Pilates.

Ambos buscam avaliar se o investimento realizado está trazendo retorno. Na prática, o ROAS é mais fácil de gerenciar, pois leva em consideração somente sua publicidade. Talvez seja o ideal para iniciar, ganhar experiência, para após, aumentar as métricas e calcular novos eventos.

Amigo instrutor de Pilates dono de estúdio, torço para que possa vencer os desafios de nossa vida empresarial e espero que nossa conversa sobre ROI possa ter lhe trazidos novas ideias de empreendedorismo.

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar