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Vale a pena fazer anúncios on-line para o seu estúdio de Pilates?

Colunista: Rodrigo Perfeito

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Muitos de nós nos relacionamos muito mais no mundo online do que no mundo físico. Isso também quer dizer que seu potencial cliente está mais captável nas redes sociais do que em uma panfletagem na rua.

Mas como saber se o valor investido na propaganda online paga está trazendo retorno financeiro ou de percepção de existência? Trarei alguns pontos que irão nos ajudar a raciocinar e traçar a decisão de iniciar, ou ainda, continuar anunciando online.

O que é ROAS

Antes de tudo, precisamos conhecer essa sigla muito utilizada por nós profissionais que estamos quase que diariamente investindo em divulgação online paga.

ROAS quer dizer: Retorno sobre o Investimento em Publicidade, na sigla em inglês. É importante acompanhar o ROAS, já que seu estúdio de Pilates não terá novas ações de correção se estamos utilizando a suposição como elemento conclusivo. Uma boa gestão empresarial precisa contar com ferramentas mensuráveis.

Objetivo da publicidade

O principal ponto para qualificar e quantificar sua publicidade paga é a conversão de clientes. Nenhuma empresa vive de visibilidade. Seu estúdio necessita de novos clientes!

Uma publicidade online paga, na maioria dos casos, te cobra por visualização ou cliques na sua propaganda, o que não serve de nada para pagar suas contas. O único objetivo concreto de uma publicidade é fazer com que aquela ação traga novos clientes, nem que seja a longo prazo.

Fique atento! Os gerenciadores de publicidades são programados para trazer uma percepção de que sua propaganda foi um sucesso por ter alcançado milhares de pessoas. Não caia nessa ilusão! 99% daquelas visualizações foram de pessoas que passaram direto pelo seu folder e não tiverem a intenção de sequer ver do que se tratava. Ah, mas tem o direcionamento de público… você não consegue direcionar o “exatamente nesse momento eu estou com paciência para ver do que se trata esse vídeo ou folder”.

O quanto sua publicidade paga converteu em cliente? Se você quiser apenas visualização, coloque um vídeo de um rapaz de sunga e uma moça de biquíni. Você terá milhões de visualizações… O que você quer, na verdade, é conversão em cliente.

Em outras palavras, não importa quantas pessoas visualizaram sua propaganda. Se houve 100 visualizações e uma conversão em cliente, já será mais efetivo que a maioria das propagandas que você presencia milhares de curtidas e visualizações.

Não estou tendo um bom escore no ROAS, o que fazer?

Essa é a última dica e talvez, a mais importante. Muitas vezes você deve se perguntar porque uma postagem de foto sensual chama mais a atenção do que uma divulgação do seu estúdio de Pilates. Ou ainda, um vídeo ridículo de alguém falando besteira estoura na internet, mas o seu trabalho não.

A resposta é simples, mas muitos ainda não perceberam: o motivo é cultura! A maioria dos brasileiros ainda não utiliza as redes sociais como meio de trabalho. Logo, 90% do público que está no Instagram ou TikTok, por exemplo, não abre o aplicativo para ver algo relacionado ao trabalho ou postagens mais sérias.

Avalie se sua divulgação está inserida no status de interesse do público potencial de seu estúdio de Pilates e transforme-a em algo atrativo e mais personalizado para a cultura digital do brasileiro.

Quer um exemplo? Vamos supor que seus potenciais clientes são pessoas de meia idade com sintomas de lombalgia. Criar um folder explicando o que é lombalgia não é o modo mais atrativo de divulgar os serviços do seu estúdio. Crie um vídeo com alguém no barzinho, jogando futebol, varrendo a casa e, por ventura, venha a sentir as dores na lombar. Crie outra parte com ele tentando se autotratar em casa com exercícios totalmente errados e com piora do quadro. Por último, crie um vídeo da pessoa fazendo Pilates no seu estúdio e ficando “curada”. A pitada de humor fica por sua conta!

Pense em tudo isso, amigo Instrutor de Pilates! A publicidade do seu estúdio precisa ser atual, específica e direcionada. Se não for para converter em cliente, melhor nem gastar o seu lindo dinheirinho!

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