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Utilizando a exposição do currículo do instrutor para vender e fidelizar no Pilates

Colunista: Rodrigo Perfeito

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Existem diversas estratégias para vender mais matrículas e/ou fidelizar o seu cliente no estúdio de Pilates. Já conversamos sobre alguma delas por aqui nas edições anteriores.

Nessa conversa, vamos destacar uma estratégia que já vem sendo utilizada em algumas academias, porém, muito pouco em estúdio de Pilates. Estamos falando da exposição do currículo dos instrutores em um mural.

A ideia é muito parecida com a ação de pendurar seus certificados na sua sala de atendimento para mostrar para seus clientes que você é um profissional que estudou e está preparado para fornecer o melhor serviço. Porém, pendurar todos os certificados dos seus instrutores necessitaria de um espaço físico extremamente grande.

O currículo lattes de um bom profissional terá diversas páginas, mas elas estarão grampeadas, ocupando o espaço de apenas uma folha A4 no seu mural. Assim, é certeza que, em um pequeno mural, será possível anexar o currículo de todos os seus instrutores.

Abaixo, seguem algumas ideias para ajudar na implementação deste mural de currículos. Vale ressaltar que são apenas exemplos que podem ser modificados de acordo com o funcionamento do seu estúdio.

Selecione seu instrutor de Pilates pelo currículo Lattes

Para conseguir expor um bom currículo é preciso antes de tudo, possuí-lo. Contratar alguém por qualquer outro motivo que não seja competência profissional é um grande erro para seu negócio. Não adianta ser desenrolado ou descolado, se não conhece nada de exercício e comportamento humano. Esse conhecimento se alcança estudando.

Já discutimos sobre a importância de selecionar seu instrutor pelo currículo Lattes ou semelhantes na edição 83 da revista. Vale a pena dar uma conferida!

Expondo o Lattes em um mural

Além do cliente conseguir conhecer melhor o instrutor, que terá seu nome com uma foto, possibilitará entender melhor todas as qualidades desse profissional. Quem sabe, dessa exposição, não ocorra a proposta de atendimentos particulares para outras modalidades?

A exibição também ajuda o cliente a entender que não é qualquer instrutor que está prescrevendo os exercícios, ou seja, que no seu estúdio, estão presentes os melhores instrutores do Brasil.

Outra possibilidade é apresentar não só os horários livres do estúdio para um novo cliente, como também relatar em que horários cada instrutor está presente para que o praticante escolha qual o melhor horário diante do instrutor de sua preferência. Isso é possível com a visualização do mural.

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Atualização mensal dos currículos

Não adianta somente expor os currículos, é preciso atualizá-los todos os meses. Se você selecionou grandes instrutores, estes estão se atualizando constantemente e produzindo conteúdo para seu currículo Lattes.

Busque incentivar o aumento do currículo de seu instrutor. Se possível, contrate palestrantes que irão treinar seus funcionários, e ao final, entregar um certificado, que será inserido no currículo.

Incentivo para crescimento do currículo com premiações

É possível criar uma classificação em que cursos, especializações, palestras etc, tenham pontuações que ranquearão o funcionário. A quantidade de pontos deve ser discutida pela administração e pode variar de local para local. Ao chegar em certa pontuação, o instrutor ganharia um bônus no seu salário ou alguma gratificação.

“Poxa, Rodrigo, mas classificar o funcionário não é algo ruim?”

Não, pelo contrário! Essa classificação já ocorreu no momento em que este instrutor, e não outros com status inferior, foi selecionado para seu estúdio. Esta ação acontece na maioria das grandes empresas e serve para incentivar a busca por metas. Lembrem-se que a todo momento você é comparado e avaliado em tudo que faz na vida. Só tem medo de comparações quem tem certeza de que é pequeno e que não tem incentivo para crescer.

Em nosso caso, iremos incentivar não só metas, mas o crescimento profissional do instrutor, que para aumentar sua pontuação, estudará muito mais, se pareando com seus parceiros e evitando a estagnação profissional.

Que tal ao chegar em certa pontuação, o estúdio não possa pagar mais um curso de aprimoramento para esse instrutor? Seria mais um incentivo!

Meus amigos, essa foi nossa conversa desta edição. Espero ter aguçado a criatividade de vocês para mais essa ferramenta de venda e de fidelização.

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