Pesquisar
logotipo-refh-transparente

Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Montando seu estúdio de Pilates: aparelhos novos ou usados?

Colunista: Rodrigo Perfeito

Publicidade

A maioria dos alunos que fazem o curso de Pilates aqui no Instituto Fisart não só quer se tornar instrutor, como também quer montar seu próprio estúdio de Pilates. Porém, esse sonho acaba vindo antes da adoção de um fundo monetário seguro e condizente com o negócio.

Em outras palavras, o aluno quer ter o estúdio, mas ainda não fez todo um estudo de mercado para saber o valor mínimo de investimento que é preciso para suprir os custos com legalização e material físico. Outros, ainda pior, montam o estúdio sem legalizar, e quando pegos em fiscalização, transformam seu sonho em pesadelo. Fora as possíveis penhoras de bens importantes para pagar as multas.

Um desses custos que dificulta a abertura do estúdio vem da compra do kit dos 5 aparelhos clássicos (Cadillac, Wall Unit, Cadeira Step Chair, Ladder Barrel e Reformer). Os valores variam desde marcas mais famosas à desconhecidas, qualidade do material e se os aparelhos são novos ou usados.

E aí? Qual escolher?

a) Aparelhos novos de marcas consagradas: nesta opção você terá a vantagem de contar com todo um suporte técnico desde a compra até a chegada na sua casa. É preciso tomar cuidado e analisar, mas geralmente, a qualidade da madeira e das molas são um pouco melhores (nada com um diferencial tão grande que justifique o preço bem maior) e existe uma facilidade na forma de pagamento.

A grande desvantagem é que se paga 60% pelo material e 40% pela marca e pelo salário dos funcionários que estão trabalhando na empresa, já que fabricações em grande escala, necessitam de uma equipe bem maior e mais cara.

Em média, o kit com 4 aparelhos (o Wall Unit dificilmente está inserido nos kits) varia de 15 mil a 20 mil reais.

b) Aparelhos novos de marcas desconhecidas: não tem nenhum segredo na fabricação de um aparelho de Pilates. Um carpinteiro em parceria com um estofador e soldador, mesmo sem experiência, conseguem fabricar os aparelhos com muita facilidade. Isto porque o formato não tem muita complexidade. Com exceção do Barrel, todos os cortes das madeiras são em formato retangular. Basta medir e cortar. Nada que alguém que trabalhe com marcenaria não faça com muita rapidez. O mais complexo seria soldar algumas peças, como as paralelas do Cadillac, mas de novo, nada muito difícil de fazer.

Resumindo, existem diversas marcas que são produzidas por pequenos empresários que fazem a fabricação por conta própria no estilo mais caseiro. Esses aparelhos possuem o acabamento de boa qualidade, pode vir com madeira de excelência ou mediana (vale a pena ir ao local para conferir) e podem custar metade do valor. A média desses aparelhos fica em torno de 9 mil a 12 mil reais.

A grande desvantagem é que a maioria não emite nota fiscal (se for o caso é preciso um documento de compra e venda registrado no cartório) e a garantia é meio que na parceria boca a boca, uma vez que esses fabricantes não são exatamente empresas.

Na minha opinião, essa opção é bem melhor que a anterior, desde que se tome todo o cuidado de visitar o local, verificar a qualidade do material, e ter opções de pagamento a partir da aquisição dos aparelhos.

c) Aparelhos usados de diversas marcas: apesar de gostar da opção b por dar oportunidade aos trabalhadores menos favorecidos comercialmente, esta opção atual é a que vale mais a pena entre as 3 apresentadas.

Diversos instrutores montam seu estúdio no impulso do sonho sem se preparar para as dificuldades que um empreendedor enfrenta. Muitos não demoram nem 1 ano para perceber que viraram escravos de um negócio desestruturado, e que trabalhando para os outros, ganhavam mais e trabalhavam menos.

Assim, chovem aparelhos usados nos sites da OLX e do Mercado Livre, sendo vendidos por um preço bem abaixo dos novos. E é claro, assim como qualquer compra online, é preciso ir até o local analisar os aparelhos para não cair em nenhuma fraude.

Diria ainda, que quanto mais velho e mais rasgos no estofado, melhor! Isso irá descer o preço dos aparelhos devido à necessidade de reparos que são muito fáceis de fazer e que você com a ajuda de um amigo consegue aplicar na sua própria casa. Compre um verniz da cor que deseja ou envelope a madeira com papel adesivo contact, compre as molas pela internet e, por último, compre uma pistola de grampos e o tecido do aparelho, que é chamado de courvin.

Já vi kits mais antigos sendo vendidos por 4 mil reais. Com mais 1 mil, já consegue reformar seus aparelhos e deixá-los novinhos. Assim, você terá aparelhos reformados por apenas 5 mil reais.

Espero ter ajudado vocês com novas ideias para seus novos aparelhos.

Nos vemos na próxima edição!

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar