Lendo o livro do meu amigo Leonardo Allevato “Plano Prático Para Vender Mais”, logo em seu início, na página 14, me deparo com duas frases que sou obrigado a presenciar todos os dias durante conversas com amigos empresários, durante a administração da minha empresa e estúdio de Pilates, e principalmente, quando escuto meus alunos do curso de Pilates totalmente leigos em gestão e marketing me pedindo conselhos e consultas sobre abrir seu primeiro estúdio de Pilates.
As frases são: “gerenciar DÁ trabalho” e “a culpa nunca é do gestor que não tem planejamento”. Parecem frases simples, mas que muitos aventureiros no mundo dos negócios não fazem ideia do que significam na prática.
Assim, utilizarei esse puxão de orelha do Leo para somar com minha vivência com o empreendedorismo no Pilates e trazer pensamentos que podem lhe ajudar a não cair em armadilhas do mercado.
1. O governo não é sua mãe e seu pai
A prefeitura e o governo federal não são sua família. Essas frentes de poder têm como principal papel traçar regras de arrecadação de impostos, funcionamento e organização do seu negócio.
Quando as coisas não andam muito bem na sua casa, ou ainda, você está doente… seu familiar não irá exigir de você algo que irá te prejudicar. No mundo dos negócios, as coisas são diferentes.
Não importa se seu estúdio de Pilates está indo bem, as contas irão aparecer. Infelizmente, e não é de hoje, o Brasil bate recordes de má gestão pública e para cobrir os rombos fiscais causados pelos gastos de nossos políticos, é preciso aumentar as taxas de impostos. Advinha quem é o principal financiador do governo? Isso mesmo, sua empresa!
Portanto, não adianta montar seu estúdio de Pilates sem se organizar e se planejar. Mesmo que tudo esteja dando errado, o governo não passará pano branco para sua empresa (e não é o governo o errado, é você, que não se planejou). É nosso dever pagar todos os impostos e custos mensais!
Assim eu te pergunto: estás preparado para isso ou só morre de vontade de montar seu estúdio?
Se o que você leu até aqui já te assustou ou incomodou, você não está preparado para ser um empresário brasileiro nesse momento.
2. Gerenciar DÁ trabalho
Acredite em mim, gerenciar um estúdio de Pilates de sucesso não exige só conhecimento, mas também muita disposição e vontade de fazer acontecer.
Se está chateado porque acorda 6h da manhã e chega às 18h trabalhando no estúdio dos outros, está ganhando mal e se cansando bastante, sinto lhe dizer que se você não virar uma exceção (eu sempre fui uma), irá trabalhar muito mais, ganhará bem menos, pagará o dobro de impostos, e ainda assim, terá que lidar com ingratidão e inveja ao montar seu próprio estúdio.
Além de ter que abraçar o trabalho redobrado, é preciso estudar muito sobre gestão de empresas. Mais do que isso, você precisa ser um empreendedor para colocar todas as suas ideias de gestão em prática. E isso, meus amigos, toma uma boa parte da vitalidade da sua vida, porque DÁ MUITO TRABALHO e BEM POUCO de reconhecimento.
Nessa fase do game, você precisa se decidir: “eu acredito na minha capacidade de gestão para o longo prazo” ou “melhor eu desistir enquanto o prejuízo de tempo e dinheiro ainda é pequeno”.
Não é fácil ser empresário no Brasil. Só quem está preparo para atropelar o “DÁ TRABALHO” passa para a próxima fase. E se isso te assustou ou incomodou, você não está preparo para ser empresário nesse momento.
3. A culpa nunca é do gestor
A abertura do estúdio de Pilates é a fase do seu negócio mais tranquila. O desafio está em manter o desempenho e conseguir crescer seus lucros mediante tantos desafios e dificuldades.
Uma hora ou outra, alguma coisa vai dar errado. E você, como gestor de uma equipe ou do seu próprio estúdio de Pilates, precisa avaliar sua capacidade de resolução dos problemas.
É cultural do ser humano encontrar alguma desculpa para o fracasso ou dificuldade. Mas se foi você que abriu o estúdio e o mesmo não está indo bem, a culpa é exatamente sua. E o que tem de falso gestor que prefere culpabilizar o outro ou algum outro fator… Eu escutava, e muito na época da pandemia, que a culpa dos problemas econômicos das empresas era o impedimento do seu funcionamento!
Minha empresa passou pela pandemia super estável. Não lucrando, mas usufruindo de um caixa de emergência equivalente a 1 ano de custos. Percebem porque minha empresa não faliu como muitas outras? Porque minha gestão sempre foi ativa e conservadora. E sabe onde eu aprendi essas coisas? Não foi no Youtube e nem no Instagram. Gerenciar DÁ TRABALHO e exige estudo.
Portanto, meu caro empreendedor, se seu estúdio anda mal, a culpa é exclusivamente sua! Buscar um culpado nunca irá te ajudar a corrigir o problema, e o pior, vai te impedir de entender que você é um gestor despreparado, impedindo você de buscar o melhoramento.
E por último, se nada que eu te falei até aqui te assustou ou incomodou, você está preparado para apanhar e levantar no mundo dos negócios. E se prepare, levantar DÁ TRABALHO!