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Gerenciando seu estúdio de Pilates com auxílio da IA

Colunista: Rodrigo Perfeito

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Um dos grandes desafios do empreendedor que resolve abrir seu estúdio de Pilates é manter mensalmente uma receita que contemple o pagamento dos impostos, da manutenção e serviços do local, e ainda assim, gere lucro.

Para que isso aconteça, é preciso que ocorra a manutenção dos alunos já matriculados, e principalmente, a venda de novas matrículas. Afinal, estamos falando de uma empresa e a mesma tem como objetivo receitas crescentes.

Nesse setor, temos uma vantagem: o Pilates já conquistou nosso potencial cliente pelos relatos de filmes, vídeos, boca a boc etc. Falta a nós vendermos nosso produto, que já é atraente aos olhos da sociedade. E é nesse detalhe que muitas vezes ficamos para trás nesse mercado acelerado. Existem diversas estratégias que nosso concorrente dominou primeiro que nós, e por isso, perdemos novos negócios. Uma dessas estratégias de venda é a utilização da IA (Inteligência Artificial).

O funcionamento do mercado é simples! Quem domina primeiro, vende mais! E para aguçar seu instinto empreendedor, trarei 3 exemplos de como a IA pode ajudar seu estúdio de Pilates.

1. Gerenciamento das avaliações com a IA no Pilates

Quando se está em um setor que precisa coletar muitas informações, como dados pessoais de cadastro e dados da avaliação física, que são atualizados constantemente, são gerados montantes significativos de documentos.

Na avaliação física, esses dados são ainda mais complexos, pois estão em constante mutação e precisam ser comparados constantemente com estatísticas passadas para avaliar o nível de resultado que aquele praticante alcançou. Agora imagina multiplicar essa tarefa para centenas de pessoas.

A IA consegue gerenciar estas informações e comparar dados antigos com dados atuais de maneira técnica e organizada. Isto lhe trará insights para novos exercícios e adequação da carga para que a prática do Pilates seja adequada para os objetivos corporais atuais daquela pessoa. Fora a criação de gráficos e relatórios que auxiliarão na fidelização do cliente e na aquisição de novos praticantes. Ou você acha que seu concorrente, esse mesmo do estúdio ai do lado, faz esse trabalho técnico? Seja você o primeiro.

2. Conversão do B2B2C em matriculas reais para seu estúdio de Pilates

Antes de tudo, vamos entender o que é B2B2C (Business to Business to Consumer). Trata-se de uma sigla muito comum entre os empreendedores e quer dizer que uma empresa vendeu algo para outra empresa e essa segunda venderá para o consumidor final. Ou seja, alguém te vendeu um espaço e aparelhos de Pilates e você venderá o Pilates ao consumidor final, que é o seu praticante.

E olha que interessante: a Hubspot produziu um relatório em 2023 que mostra que quase 60% das vendas realizadas no Brasil utilizaram técnicas do B2B2C. E que o primeiro contato na maioria das vendas é F2F (Face to Face), ou seja, por um contato físico primário, e não de modo artificial pelas redes sociais.

Porém, a IA consegue te auxiliar na conversão desse contato F2F até chegar na matrícula efetivamente. Como assim, Rodrigo? Através do seu celular, você consegue mostrar resultados de outros praticantes, as instalações do estúdio, vídeos de como funcionam as aulas, relatos de praticantes dizendo o quanto amam o Pilates, e algo bastante interessante, que é não ter que fazer essa pessoa interessada ter que ir até seu estúdio para fazer a matrícula. Nesse meio tempo, entre a sua abordagem F2F e a ida presencial ao espaço para efetivar a matrícula, ela pode mudar de ideia. Feche a matrícula na hora pelo seu celular sem dar chance de ela desistir. A IA te ajudaria muito nisso!   

3. Relatório de desempenho do seu estúdio de Pilates

Por último, outro setor que a IA ajudará no desenvolvimento do seu estúdio de Pilates vem do gerenciamento do desempenho comercial.

Para se abrir um negócio no Brasil, um dos países com maior taxa tributária do mundo, é preciso que seu lucro seja significativamente maior do que o que você conseguiria como pessoa física. E como avaliar se seu estúdio está indo bem?

A IA consegue gerar relatórios diários, mensais e anuais de vendas, custos e lucro. Portanto, é possível criar metas diferentes e realistas para cada mês do ano. Sempre com foco de crescimento anual. Em outras palavras, de janeiro a março, meses em que muitos utilizam para se divertir e viajar, o quantitativo de matrículas tende a ser menor que em outros meses menos festivos. Assim, sua meta para esses meses deve ser diferente. Feito isso, é preciso comparar o janeiro do ano passado com o janeiro desse ano. Sua meta deve ser crescente e acompanhar o IPCA (índice que mede os juros anuais e a inflação no Brasil). Se sua meta não foi alcançada, a IA te sinalizará que é preciso mudanças nas estratégias de venda e gerenciamento do seu estúdio.

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